Mutirão de plantio de árvores no Padre Tiago: uma ação comunitária em prol do meio ambiente e da sustentabilidade

Na manhã desta segunda-feira (16), a Rua Espírito Santo, em frente à Escola Municipal Professora Ionyr Bastos Dias, no bairro Padre Tiago, foi palco do lançamento de um importante mutirão de plantio de árvores. A ação, promovida pelo projeto Pró Moradia, contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Prefeitura de Muriaé e do Governo de Minas. O objetivo da atividade é revitalizar áreas do bairro com a plantação de mudas frutíferas e nativas da região, além de promover a conscientização ambiental entre os moradores.

A vice-presidente das Obras Sociais Pró Moradia, Maria do Carmo Paz Alágia, destacou a relevância da participação comunitária e da doação das mudas para o projeto. “Hoje estamos celebrando as doações de mudas do IEF para a nossa comunidade. São árvores frutíferas e nativas da região, pelas quais somos muito gratos. Nosso querido Padre Tiago sempre teve uma grande preocupação com o meio ambiente e exigia que fosse plantada uma árvore em frente a cada casa construída. Essa tradição, ao longo do tempo, foi se perdendo. Agora, com a necessidade de trabalhar o meio ambiente e a sustentabilidade, estamos nos empenhando para retomar essas práticas. Com a ajuda do IEF, recebemos 1200 mudas, que também serão plantadas em frente às casas construídas em 2024. Isso beneficiará todo o bairro e as regiões vizinhas”, disse.

O engenheiro florestal e analista ambiental do IEF, Luiz Henrique Ferraz Miranda, também esteve presente e explicou o apoio do Instituto ao projeto. “Estamos apoiando este projeto de justiça social, que visa a construção de moradias para pessoas carentes. O IEF está colaborando no reflorestamento da área de preservação permanente do bairro e promovendo o envolvimento dos moradores no plantio de um pomar na parte superior da área. Além disso, estamos plantando matas nativas para proteger o trecho do rio que passa pelo bairro, promovendo assim a segurança alimentar. Também vamos incentivar os alunos das escolas da região a adotar uma árvore, para que desenvolvam um senso de pertencimento e conscientização ambiental”, afirmou. Ao todo, serão plantadas 1200 mudas, sendo 200 delas frutíferas. As mudas foram doadas pelo IEF, por meio do viveiro de Leopoldina.

Para Dona Leny Oliveira, moradora do bairro há 21 anos, a chegada das mudas representa mais que uma ação ambiental. “Para mim essas árvores vão melhorar o que já foi um benefício muito grande quando cheguei ao bairro. Saí do aluguel quando vim para cá. É até difícil de falar, porque foi tão grande o bem que recebi. Viemos do Espírito Santo, não tínhamos casa para morar, nem parentes, e fomos acolhidos. Criamos nossos filhos com dignidade. Hoje, já tenho um filho casado, outro solteiro e uma pequena. Meus filhos são pessoas de bem”, disse emocionada Dona Leny, refletindo sobre a transformação que o bairro e sua vida passaram ao longo dos anos.

Deixe um comentário


Outras Notícias