Muriaé já registra 4.270 notificações de casos de dengue
O surto de dengue que vem assustando os moradores de Muriaé desde o início deste ano, foi o tema de uma coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura da cidade para a manhã de sexta-feira (31). Os 4.270 casos da doença notificados até então foram divulgados pela secretária municipal de Saúde, Luiza Agostini. O prefeito Marcos Guarino e o médico infectologista, Daniel Licy também participaram da coletiva.
Apesar do número de notificações ser muito alto, eles tranquilizaram a população garantindo que o município está atendendo às demandas. Informaram, ainda, que os leitos alocados para o atendimento aos infectados e os pontos de hidratação ainda não chegaram à ocupação de 50% no primeiro trimestre.
Marcos Guarino destacou que “além de todos os recursos disponibilizados para combate da doença, como recursos financeiros, por exemplo, o mais importante é a participação da população, cada um ajudando a combater o mosquito no seu espaço”, apelou.
Luiza Agostini explicou que o surto segue sendo acompanhado desde janeiro e, baseada nas notificações, a pasta e o Executivo traçaram um plano de combate e prevenção da doença, contando com recursos municipais e do Estado. “Foi possível saber o tipo de Dengue que circula na cidade, no caso o 1 e o 2, o território, e, assim, obter um controle epidemiológico de sucesso. Foi providenciado o aumento dos cuidados clínicos, implantando o Protocolo do Cuidado de Dengue, com o uso de leitos na UPA. Tudo continua sendo acompanhando de perto e diariamente”, garantiu.
O médico infectologista, Dr. Daniel Licy esclareceu que os 4.200 casos notificados não tratam de pessoas que tiveram dengue, mas sim, que foram cuidadas e acompanhadas. Ainda não há registro de óbito pela doença em Muriaé. O médico destacou que “a eficiência do fumacê é, talvez, de 5%, se comparada aos cuidados e à prevenção da população”, disse, ressaltando a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao mosquito transmissor da dengue.
Veja as orientações da Unicef para o combate ao mosquito
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
- Deixar as lixeiras bem tampadas.
- Colocar areia nos pratos de plantas.
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
- Limpar as calhas.
- Cobrir piscinas.
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
- Limpar a bandeja externa da geladeira.
- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
- Cobrir bem a cisterna.
- Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Para reforçar a prevenção, algumas medidas podem ser tomadas no cuidado pessoal e com a família:
- Utilize repelente.
- Cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível.
- Coloque telas em janelas e portas.
- O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período. Mas atenção: o mosquito é oportunista e pode picar à noite também.
Foto: Silvan Alves