Lar Ozanam celebra o Dia Nacional do Idoso com diversas atividades
O Lar Ozanam comemorou o Dia Nacional do Idoso com diversas atividades. Entre os dias 5 e 7, foram realizadas apresentações, homenagens, baile e ações recreativas com os internos.
A abertura da Semana de Valorização do Idoso aconteceu na última quarta-feira, com apresentações e homenagens dos alunos da Escola Municipal Gilberto José Tanuz Braz, no João XXIII, aos idosos. Os alunos ressaltaram a importância de se respeitar e valorizar a pessoa idosa.
Na quinta-feira, o grupo do Clube da Maior Idade de Muriaé levou alegria aos internos do Lar Ozanam, com um baile no ritmo de forró. Também foi realizada uma reunião do COMIMU, a fim de aproximar o Conselho Municipal do Idoso do local que tem a maior concentração de idosos do município: o Lar Ozanam, o qual atende, atualmente, 48 pessoas.
A programação foi finalizada na última sexta-feira, com a participação do grupo de dança de idosos do Sesc e uma missa na Capela Santa Luiza Marillac, localizada na instituição. Durante esses três dias, também ficaram expostos os trabalhos feitos pelos idosos participantes do projeto “Arte para bem viver”.
O diretor do Lar Ozanam, Elder Moreira da Silva, afirma que atividades como estas alegram os internos da instituição. “Nessas ocasiões, os idosos recebem muito afeto, carinho e amor. E isso é muito válido, porque quando os idosos chegam aqui, eles ficam distantes de suas famílias. Têm famílias que nem visitam os idosos e não comparecem. Nesses eventos, eles podem viver momentos de alegria e diversão. Isso aumenta a autoestima deles”, afirma.
O idoso Luiz Fernando Correa aprovou a comemoração. “Ficou 100%, foi muito boa. Não tem onde estar melhor”, conta.
A idosa Maria do Carmo de Souza ficou deslumbrada com as atividades. “Se eu morresse um dia antes, não ia ver uma coisa tão boa, tão legal. Estou me sentindo no céu com isso. Estou sentindo muita alegria no coração”, diz.
As comemorações da Semana de Valorização do Idoso também foram marcadas pela reativação do Conselho Municipal do Idoso de Muriaé (COMIMU). Criado pela Lei nº 3.667/2008, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o COMIMU atua promovendo e divulgando os direitos dos idosos, estabelecendo critérios para o funcionamento das entidades não-governamentais e acompanhando os programas de atendimento. Compete também ao COMIMU incentivar a participação popular na elaboração dos planos, programas e aperfeiçoamento da Política Municipal de Atendimento ao Idoso, bem como promover campanhas de formação à sociedade civil sobre os direitos da pessoa idosa. As reuniões ordinárias do COMIMU são abertas à população e acontecem todas as segundas quintas-feiras do mês, às 14h, no primeiro andar da Prefeitura de Muriaé.
TRABALHO DE VALORIZAÇÃO DOS IDOSOS – Localizado no bairro Planalto, o Lar Ozanam, que este ano completa 24 anos de funcionamento, realiza um atendimento humanizado e de valorização dos idosos.
A instituição oferece aos internos diversos serviços, que são realizados por profissionais de fisioterapia, nutrição, assistência social, psicologia, farmácia, medicina, entre outros, além de atividades de lazer, artesanato e cultura. É considerado um dos melhores asilos do estado de Minas pela Sociedade São Vicente de Paulo.
O Lar Ozanam sobrevive, atualmente, de 70% dos benefícios dos idosos, de subvenção social do município e de doações. Por isso, é imprescindível a participação de toda a sociedade, seja em doações materiais ou realizando o trabalho voluntário, para o sucesso e o bom funcionamento desta casa de assistência. Hoje, por exemplo, a maior carência da instituição é de fraldas geriátricas e leite, porém, segundo a advogada do Lar, Larissa Cerqueira, todas as doações são bem-vindas.
No entanto, a carência não é só de doações materiais, mas também de carinho e amor – um pouco de atenção pode fazer toda a diferença e alegrar o dia dos idosos.
O Lar Ozanam está aberto para visitação todos os dias, de 14h às 17h. A administração informa que os interessados em prestar o trabalho voluntário podem entrar em contato pelo telefone 3722-4367, ou comparecer à instituição, localizada na Rua Zeno Mazzoco, 100, Planalto.