Search
Close this search box.

Jovens que completam 18 anos em 2016 já podem se alistar no Serviço Militar

Tiro de GuerraOs jovens nascidos em qualquer mês do ano de 1998 têm até o dia 30 de junho para se apresentarem à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e se alistarem. O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino.

Aqueles que não se apresentarem podem sofrer implicações que vão desde a proibição de retirar o título de eleitor, tomar posse em cargos públicos, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário, até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas.

O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, esses cidadãos são isentos do Serviço Militar e devem comparecer à Junta de Serviço Militar para requererem o Certificado de Isenção (CI). Os cidadãos que efetivamente comprovarem que são moradores da Zona Rural de Muriaé deverão se alistar normalmente, porém, serão dispensados do Serviço Militar e receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), conforme informou o delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar, tenente Arcanjo.

Tenente Arcanjo, delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar
Tenente Arcanjo, delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar

Quem não se alistar até o prazo estipulado pagará multa de R$ 3,71, ficará em débito com o Serviço Militar e só concorrerá à Seleção Geral em 2017. “É importante que esses jovens se apresentem à Junta de Serviço Militar dentro desse período, não deixando para fazer o alistamento somente no mês de junho, para não sobrecarregar os serviços da JSM e até mesmo para que o próprio cidadão não seja prejudicado ao não conseguir realizar seu alistamento dentro do prazo”, alerta o militar.

Até o momento, cem jovens se alistaram em Muriaé, e a meta para este ano é alistar 1% de toda a população do município – ou seja, cerca de 800 cidadãos.

Para se alistar, é necessária a apresentação da certidão de nascimento e/ou documento de identidade original, comprovante de residência em nome dos pais ou no próprio nome do jovem e uma fotografia tamanho 3×4 recente (sem brinco, piercing e colar, sendo que o cabelo não deve cobrir a testa e as orelhas). O CPF é desejável, porém, não é documento obrigatório.

O Tiro de Guerra de Muriaé é uma organização militar de formação de reserva do Exército e sua missão é formar atiradores bem adestrados para a reserva não remunerada da Força Armada e, principalmente, transmitir aos cidadãos matriculados valores militares como fé na missão, civismo, espírito de corpo e patriotismo, bem como atributos como lealdade, camaradagem, disciplina, coragem, dedicação e autoconfiança.

A sede da Junta de Serviço Militar está localizada na Avenida Coronel Domiciano, 26, 2º andar, Centro. O atendimento ao público é feito de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Na sexta-feira, o atendimento ao público ocorre somente na parte da manhã, das 7h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3729-1221.

Deixe um comentário

Outras Notícias