Search
Close this search box.

Jornada Jurídica 2019

Jornada Jurídica 2019 do UNIFAMINAS traz novos conhecimentos a profissionais e acadêmicos

Senador, Ministro do STJ e autoridades estaduais participaram do evento

O Centro Universitário UNIFAMINAS realizou, entre os dias 26 e 30 de agosto, a Jornada Jurídica 2019. Várias autoridades de peso do Estado e representantes jurídicos da região estiveram presentes, atraindo grande público ao Salão Nobre da instituição de ensino em todos os dias de programação, além de acadêmicos e professores.

De acordo com o pró-reitor administrativo, Eduardo Goulart Gomes, a Jornada Jurídica é um evento fixo do calendário do curso de Direito da instituição. “Neste ano, tivemos uma grande jornada, conseguimos trazer grandes palestrantes. Mais uma vez, o UNIFAMINAS se mostra preocupado em trazer conhecimento e atualidades a seus alunos, sendo que os palestrantes trazem não apenas seus conhecimentos, mas também trocam experiências com acadêmicos e professores, bem como os alunos de outras instituições que se inscreveram para a jornada, o que reforça o diferencial do UNIFAMINAS na Educação”, avaliou Eduardo.

Vice-reitora do UNIFAMINAS e diretora executiva da FAMINAS-BH, Luiza Ribeiro Varella afirmou que o evento busca marcar o calendário jurídico regional, já que o curso de Direito do UNIFAMINAS é reconhecido como referência em toda a região. “Nossa intenção é estimular cada vez mais eventos deste tipo no UNIFAMINAS, pois queremos formar os acadêmicos não somente com os conhecimentos de sala de aula, mas também acrescentando este tipo de experiência ao currículo deles”, contou.

A coordenadora do curso de Direito, Prof.ª Margarida Espósito, ressaltou que a Jornada é uma forma de homenagem ao Mês do Advogado, celebrado em agosto. “Este tipo de evento, assim como os demais realizados durante todo o ano, permitem a aproximação dos acadêmicos com juristas renomados, que trazem informações e reflexões, já que o mundo jurídico está o tempo todo em mudança. Agradeço a toda a equipe organizadora do evento, alunos, professores e ao UNIFAMINAS, que proporciona esses importantes momentos”, completou.

Para o presidente da 36ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Muriaé, Dr. Cristiano Chaves Rodrigues, eventos como a Jornada Jurídica são importantes para estreitar os laços entre a entidade e a faculdade de Direito. “A faculdade é o embrião de tudo, pois são nos bancos da faculdade que o acadêmico escolherá seu campo de atuação. Então, nada melhor que vir ao ‘berço’ do Direito, para interagir e mostrar os caminhos a serem seguidos”, afirmou.

Nome de destaque entre os palestrantes, o senador e ex-governador de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia relembrou seus tempos de professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Fiquei extremamente grato pelo convite do UNIFAMINAS para estar presente ao evento, trazendo o tema Direito Público, que é minha especialidade. Tenho muita saudade da sala de aula, professor licenciado que sou na UFMG”, revelou. “É muito importante, atualmente, discutir principalmente os Direitos Fundamentais e as normas constitucionais, e quais são de fato os parâmetros para que tenhamos o conhecimento do que ocorre com base no que ocorreu no passado. Digo sempre: quem conhece seu passado interpreta o presente e planeja o futuro”, concluiu o senador.

Ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Reis abordou as ações no órgão e os Habeas Corpus. “Falamos sobre a quantidade de processos que temos, as razões que levaram a este número e o que podemos fazer para diminui-lo”, contou. “Eventos como este são importantes tanto para os espectadores quanto para os palestrantes. É uma troca de experiências: ambos conhecem uma realidade diferente da que estão acostumados, o que é positivo para todos”.

Impressionado com a estrutura do Centro Universitário UNIFAMINAS, o delegado da Polícia Federal, Bruno Zampier, também palestrou no evento. “Falamos sobre a sociedade tecnológica, abordando sobre o que o Direito tem a nos oferecer em termos de regulamentação. Vivemos uma sociedade conectada, que cada vez mais cria novas formas de bens, então falamos sobre esses bens digitais e suas regulamentações. Agradeço especialmente aos professores Margarida e Pedro pelo convite e por proporcionarem minha primeira visita a Muriaé. Espero voltar mais vezes”, concluiu.

Representando o Ministério Público, o procurador Jarbas Soares Júnior abordou o tema “Compliance ambiental”. “Falamos sobre esta nova ferramenta, utilizada sobretudo no meio empresarial, para que as empresas cumpram a legislação e possam concorrer no mercado com seu bom nome. Agradeço o convite e a interação com a comunidade acadêmica e jurídica de toda a região, em especial ao Professor Vinicius Bigonha”.

A Jornada Jurídica contou ainda com uma mesa redonda com os delegados Murilo Ribeiro e Elisa Moreira, da Polícia Civil de Minas Gerais, sobre os desafios da carreira jurídica no século XXI. “O ponto principal foi direciona-los no mercado de trabalho, para que estes acadêmicos já se preparem para um mercado competitivo e que não permite deslizes”, disseram Murilo e Elisa.

Deixe um comentário

Outras Notícias