Search
Close this search box.

III Congresso Regional sobre o Espectro Autista em Muriaé promove conscientização e inclusão

No próximo dia 26 de abril, Muriaé sediará o III Congresso Regional sobre o Espectro Autista. O evento ocorrerá no Centro Universitário Faminas e terá como tema central “Valorizar as Capacidades e Respeitar os Limites”. Com uma programação diversificada, o congresso busca disseminar conhecimento e promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.

O evento contará com palestras ministradas por especialistas renomados na área. Entre eles estão a Drª Aline Freitas, especialista em direito do Autista, que abordará a “reinvenção da família pós diagnóstico”; a fonoaudióloga Bruna Pellegrini Vieira França, com o tema “o desenvolvimento da linguagem – caso clínico”; e a neurologista pediátrica, Drª Adrielle Lima Fonseca, discutindo sobre “Preparando autistas para o mundo: como o estilo de vida pode impactar no desenvolvimento de crianças atípicas”. Além disso, Leandro Rodrigues, especialista em adaptação de atividades, falará sobre “Adaptações de atividades para alunos com autismo”; e Israel Lima, o policial autista e pai atípico, encerrará as palestras com o tema “Autistas podem ser o que eles quiserem”.

,

Também faz parte da programação, uma Mesa Redonda, que vai abrir o espaço para debate e reflexão sobre questões relevantes envolvendo o espectro autista. O debate será mediado pelo médico Dr. Enio Moreira Bernardo, cirurgião geral, cirurgião oncológico, especialista em Medicina Integrativa, professor da Pós Graduação de Medicina integrativa da UNIUBE, Presidente da APAE Muriaé,pai atípico e ativista da causa.

A Associação Muriaé dos Autistas (AMA), idealizadora do congresso, junto com a APAE Muriaé de tem como objetivo principal fornecer conhecimento atualizado sobre o TEA e sensibilizar a sociedade sobre essa questão. Com essa iniciativa, espera-se que a comunidade local e regional se envolva e se beneficie do congresso, compreendendo e acolhendo melhor as pessoas e familiares dos autistas, e respeitando seus direitos.

Além das palestras e da Mesa Redonda, o evento contará com stands de parceiros e da AMA, oferecendo exposição de serviços e produtos, bem como a presença do Leão, mascote da AMA, garantindo um ambiente acolhedor e informativo para todos os participantes.

A presidente da AMA, Geane Mendes, explica que a associação, em parceria com a APAE Muriaé, tem trabalhado incansavelmente para apoiar e oferecer recursos às pessoas e famílias com espectro autista na região. “Por meio de diversos projetos de acolhimento, atendimentos e eventos, como a rede de apoio “Cuidando de quem Cuida” e o “Corte de Cabelo Solidário”, ambas as organizações buscam combater o preconceito, a exclusão e o julgamento enfrentados pela comunidade autista”, ressalta.

Diante dos desafios enfrentados pela comunidade autista em Muriaé, como o preconceito e a falta de compreensão, Geane Mendes acredita que o congresso surge como uma oportunidade crucial para promover a conscientização e enfrentar essas barreiras. “Temos planos de continuar realizando eventos desse tipo no futuro e expandir seu alcance, a expectativa é que haja uma disseminação cada vez maior de informações sobre o TEA, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos”, conclui.

Deixe um comentário

Outras Notícias