Search
Close this search box.

IEQ realiza 1º workshop para Músicos Cristãos de Muriaé

A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) realizou o 1º workshop para Músicos Cristãos na tarde de sábado (18). O evento, que aconteceu no Salão de Festas da IEQ da Barra, contou com oficinas ministradas por quatro maestros e professores de música qualificados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

O workshop teve como público alvo não somente músicos membros da IEQ, mas músicos cristãos de diversas igrejas da cidade, que têm o interesse de aprimorar suas habilidades.

De acordo com o reverendo Wilson Reis, a ideia do workshop veio a partir de uma viagem aos Estados Unidos. “O público norte-americano valoriza muito os músicos cristãos. Fiquei no país por 22 dias participando de eventos dos quais gostaria de realizar aqui no Brasil, mas a dificuldade sempre foi encontrar músicos e maestros com disponibilidade de estar conosco. Então, depois de seis meses, encontramos o músico Anésio, que formou uma orquestra para o pastor Victorino Silva, juntamente com o maestro Fábio de Oliveira. Assim, entrei em contato com os dois que me disseram sim após encontrar uma data para realizar este workshop que fizemos hoje, com um público de 200 músicos de várias cidades da região, do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo”, conta.

O reverendo aproveitou a oportunidade para agradecer às igrejas Batista, Metodista, Assembleia de Deus, Wesleyana, Quadrangular e demais participantes pelo êxito da primeira edição do evento, que contou com palestras de Edmilson Elpes, Anésio Rosa, Josué Elpes e Fábio de Oliveira, que ministraram aulas sobre teclado, metal, percussão, cordas e técnicas vocais.

“Agradeço primeiramente a Deus por ter dado a nós a oportunidade de concretizar este evento inédito e à equipe que ajudou na realização do 1º Workshop para Músicos Cristãos de Muriaé”, conta o reverendo.

A pastora Sílvia Cristina de Castro Almeida disse que o objetivo do workshop foi trazer técnicas e orientações aos músicos das igrejas. “Sabemos que, fora do Brasil, as igrejas investem muito no âmbito musical. Por isso, acreditamos que os músicos devem estar preparados para levar os louvores para os seguidores da Palavra de Deus, principalmente para as crianças, que podem aprimorar suas habilidades durante a vida adulta. Acredito que, por ser a primeira vez que realizamos o evento, o objetivo foi alcançado e ficamos muito felizes em perceber que os músicos cristãos têm o desejo de se aprimorarem cada vez mais”, conta.

Josué Elpes dos Santos, formado na Companhia de Músicos da Polícia Militar do Rio de Janeiro, especialista em bateria, percussão e trompete, fez parte do grupo de músicos que ministrou o 1º workshop. “Também estudei violão no Conservatório Estadual e toquei em bandas de músicas em Muriaé e Itaperuna (RJ). Neste evento, abordei sobre bateria e percussão para o público presente”, diz.

Fábio de Oliveira, músico formado pelo Conservatório Brasileiro de Música e pelo Centro de Cultura Musical de Campos, palestrou sobre a história da música desde a sua origem até a integração na comunidade cristã. “Além de falar um pouco sobre a história da música, minha parte na oficina foi voltada para os instrumentos de cordas e sobre a técnica do meu instrumento, o violino, como a afinação e o repertório.”, conta.

Anésio Rosa, instrumentista e maestro da Assembleia de Deus de Itaperuna, disse que seu foco foi repassar ao público sobre os cuidados que o músico deve ter dentro de sua igreja. “São algumas observações de como o músico deve agir em ensaios e também durante os cultos, sempre com a intenção de melhorar a importância da música dentro das igrejas. Além disso, estarei repassando técnicas sobre instrumentos de sopro como trombone e trompete”, conta.

Edmilson Elpes, técnico em piano, técnico em canto lírico, professor de língua portuguesa e licenciado em música, ministrou sobre a relação do músico cristão e seus instrumentos. “Falei sobre o que pode ser feito para melhorar e ser mais objetivo quanto à música dentro das igrejas, sobre técnica vocal e sobre o teclado musical, instrumento muito difundido dentro dos templos”, diz.

 

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias