Grupo Folclórico Santa Terezinha conta sua história durante peça teatral
A história de 26 anos do Grupo Folclórico Santa Terezinha foi contada durante uma peça teatral, apresentada na noite de quarta-feira (31), no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.
O grupo tornou-se conhecido em todo o estado, principalmente porque é o único da Zona da Mata filiado à União Junina Mineira, e, através disso, mantém o contato direto com o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo.
O Grupo Folclórico Santa Terezinha já recebeu diversos prêmios. É tricampeão do Concurso Regional Arraiá do Córrego Ouro, de Santos Dumont, recebeu os títulos de “Honra ao Mérito” da Câmara de Vereadores e de Patrimônio Cultural e Imaterial de Muriaé e também foi tema do samba-enredo da Escola Unidos do Santa Terezinha no carnaval de 2015. Tem participações também no “Arraiá de Belô” e se apresentou por várias vezes no “arraiá” de Juiz de Fora. Neste ano, esteve presente no Circuito Junino, no Clube Bom Pastor e na Praça Antônio Carlos, em Juiz de Fora.
A apresentação foi feita a convite da Fundarte, como parte da programação do “Belmira em Cena”. As coreografias foram adaptadas pelo coreógrafo Walbert Luiz para apresentação de palco, já que o grupo se apresenta sempre em quadras e tablados.
“Esta apresentação foi totalmente diferente daquilo que sempre fizemos, pois, desta vez, nos apresentamos no palco de um teatro. Foi uma grande emoção, pois contamos a nossa história, desde quando o grupo começou até os dias de hoje”, afirma a coordenação do Grupo Folclórico Santa Terezinha.
O ator Ailton Graça, que está gravando em Muriaé o filme “Correndo Atrás”, esteve presente na apresentação e elogiou o trabalho do grupo. “O elogio por parte dele foi de grande valia para nós, pois é um ator renomado e está por dentro dos movimentos culturais”, considera a coordenação.
Com esta apresentação, o grupo fecha a sua agenda de 2016. Participará somente do desfile de 7 de setembro, como contrapartida à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Turismo Alcyr Pires Vermelho.