Search
Close this search box.

Fiscalização da PRF em Leopoldina flagra condutor de carga com descanso insuficiente e em condições de fadiga

Na noite de domingo (01/09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação de fiscalização na Unidade Operacional (UOP) de Leopoldina focada no controle do tempo de direção e descanso dos condutores de veículos de transporte de carga e coletivos de passageiros.

Durante a operação, um dos veículos abordados transportava uma carga de camarão congelado, vinda de Fortaleza, Ceará, com destino ao Rio de Janeiro. Ao analisar o disco diagrama do cronotacógrafo, os agentes constataram que o condutor havia realizado menos de 8 horas de descanso nas últimas 48 horas, chegando a dirigir de forma contínua por quase 13 horas. O motorista apresentava sinais claros de cansaço e fadiga, fatores que aumentam significativamente o risco de acidentes.

De acordo com o artigo 67-C do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), é proibido que motoristas de transporte de carga dirijam por mais de 5h30 ininterruptas. Com base nesse artigo, o condutor foi autuado, e o veículo foi retido para que o motorista cumprisse o descanso obrigatório de 11 horas.

Dados de 2023 dos sistemas da PRF indicam que o sono é a quarta principal causa de sinistros de trânsito envolvendo veículos de carga, juntamente com a ingestão de álcool. A fiscalização busca justamente prevenir acidentes causados pela fadiga ao volante, reforçando a importância do cumprimento das normas de descanso.

Deixe um comentário


Outras Notícias