Férias escolares e baixas temperaturas prejudicam abastecimento de bancos de sangue

Nesse período de férias escolares e de baixas temperaturas, o número de doadores de sangue fica abaixo da meta no ponto de coleta. Sabendo da importância da doação para manter os estoques e atender a quem precisa, a Prefeitura está reforçando sobre a importância do gesto, que pode ajudar a salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e somente através da doação é possível suprir essa necessidade.

Normalmente, o posto de coleta recebe entre cem e 120 doadores por dia de funcionamento. Nesta época do ano, o número está reduzido, chegando a 50 e 60. O empresário Antônio Monteiro foi um dos que participou da doação da última quarta-feira (26). “É sempre muito bom doar sangue, ajudando os que mais precisam. É com prazer que participei de mais uma campanha”, contou.

O material coletado na cidade é enviado para o hemocentro de Juiz de Fora, que é a referência da região. Os hospitais de Muriaé solicitam, todos os dias, bolsas de sangue para abastecer os estoques. “Portanto, o sangue que é colhido pela nossa equipe é enviado a Juiz de Fora para repor o que é utilizado pelos pacientes dos hospitais muriaeenses”, explicou a coordenadora local do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas, Illen Nara Souza.

O PACE funciona na Policlínica Doutor Biagio Montesano, localizado na Avenida Silvério Campos, no bairro Safira. As coletas acontecem às quartas-feiras, a cada 15 dias, de 7h30min às 15h. A próxima campanha será realizada no dia 9 de agosto.

Condições para doar:

-Ter entre 16 e 67 anos de idade; jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se estiverem acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização destes, com firma reconhecida em cartório; pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos;

-Ter e estar com boa saúde;

-Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

-Pesar mais de 50kg;

-Ter dormido bem na noite anterior à doação;

-Não ter tido sintomas de gripe ou resfriado, febre ou diarreia nos últimos sete dias;

-Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

-Não ser usuário de drogas;

-Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;

-Não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após o parto normal e seis meses após cesárea);

-Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses;

-Não ter feito tatuagem e não ter sido exposto a situações de risco, acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;

-É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.

Deixe um comentário


Outras Notícias