Search
Close this search box.

Expô Café com Leite e Artesanais de Eugenópolis é sucesso em sua primeira edição

DSC01638A primeira edição da Expô Café com Leite e Artesanais de Eugenópolis foi sucesso. A programação foi marcada por shows artísticos, Copa de Leite, Copa de Marcha e mostras artesanais. Milhares de pessoas participaram da festa, que aconteceu entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Parque de Exposições daquela cidade.

A exposição começou na última sexta-feira (28), com o show de Hellen Cristina. Nesse dia, aconteceu também a abertura oficial, que foi feita pelo prefeito Vasco Navarro Rodrigues Caldas (Vasquinho) e pelo vice, Maurício da Silva Milani, com a presença do secretário municipal de Agricultura, Macimo de Freitas Balsante, demais secretários municipais, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos da região, como Waldinei Chicareli (Nei), ex-prefeito de Vieiras, que ajudou na organização da festa. Logo após, a Banda Zem subiu ao palco e comandou o agito. Danilo Freitas fechou a programação da noite.

O prefeito Vasquinho afirma que a festa tem o objetivo de valorizar o homem do campo e proporcionar diversão ao povo de Eugenópolis. “Essa festa foi muito discutida. Fizemos uma boa exposição e que não ficou tão cara. Não vivemos somente de trabalho, mas também de lazer. O povo quer saúde e educação, mas também quer se divertir”, afirma.

O vice-prefeito, Maurício Milani, ressalta que a exposição é uma promessa assumida (e agora cumprida) em seu plano de governo durante a campanha, em valorização às diversas áreas de Eugenópolis. “Na nossa cidade se produz leite, café e artesanato e tem também a indústria. Esse é um grande objetivo e desafio nosso: atender todas essas áreas. Essa festa já é um dos itens do nosso plano de governo que estamos colocando em prática. Por mais que a situação financeira esteja difícil, sabemos que eventos como esse trazem desenvolvimento para Eugenópolis. Em pouco tempo, essa festa se tornará tradicional”, diz.

No sábado (29), Mazim Mendonça e Cristiano Bani & Daniel colocaram todos para dançar com o melhor da música sertaneja. Houve ainda participação de Danilo Freitas.

No domingo (30), a programação ficou por conta de Dracon e Balada Vip, que garantiram a diversão do público com suas apresentações para lá de animadas.

A festa foi finalizada no feriado de segunda-feira (1º), com o Concurso de Marcha e shows de Geovani Silva da Banda AG4. Durante os quatro dias de festa, houve ainda exposição de gado e Copa de Leite, com premiação aos vencedores.

COPA DE MARCHA – Organizada pelo Dr. Rafael de Paula Guedes, Ater Passos e demais funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, a primeira edição da Copa de Marcha de Eugenópolis reuniu dezenas de animais, que puderam disputar em diversas categorias – Marcha Picada, Égua Comum, Cavalo Comum, Égua Registrada, Cavalo Registrado, Muares, Amazonas e Mirim. A Copa teve como árbitro Felipe de Souza Lima e Silva, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.

Houve premiação em dinheiro para o Campeão dos Campeões, Reservado Campeão e até o quinto lugar em outras categorias.

A copa contou ainda com a presença de autoridades, como o prefeito Vasquinho, o vice, Maurício e o deputado Estadual Braulio Braz.

FESTA DA CIDADE – Após a exposição, a festa continuou em Eugenópolis. Na quarta-feira (3), a cidade comemorou seus 126 anos de emancipação político-administrativa. Esse ano, a data foi celebrada com um desfile cívico, o qual, segundo o prefeito Vasquinho, há muitos anos não era realizado. “A última vez que esse desfile aconteceu foi em 2007, quando eu fui prefeito, e depois nunca mais aconteceu. O desfile tem uma grande importância, pois ensina as nossas crianças a serem patriotas, resgatando também o nosso passado e a nossa cultura”, afirma.

O vice-prefeito frisa que o desfile é uma forma de resgatar a cultura. “A nossa grande preocupação é resgatar o orgulho de Eugenópolis. Entendemos que podemos melhorar mais a nossa cidade, e é isso que procuramos no dia a dia: mostrar para a criança a valorização da cidade, que preservar o meio ambiente é importante e que devemos amar a nossa família, a nossa cidade e a pátria”, diz.

Pessoas de todas as idades e de 14 instituições participaram do momento cívico, como alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, professores, diretores, funcionários da Prefeitura, policiais militares, agentes penitenciários, integrantes do Clube de Desbravadores Guardiões da Mata, idosos do Asilo Rosa Mística, representantes do Cras e da Apae.

O desfile contou ainda com a apresentação da Banda da 4ª Região da Polícia Militar e da Fanfarra da Escola Américo Lopes e com a presença do deputado Federal Renzo Braz. O padre Marcos Antônio Dias fez uma prece ecumênica pela cidade e seu povo. O pastor Marinaldo, da Igreja Batista, também fez uma oração por Eugenópolis. Pensando na preservação ambiental, ao final, houve distribuição de mudas de árvores.

“As pessoas se interessaram em desfilar. Nós ficamos muito felizes com isso. Agradeço a todos que participaram do desfile e comparecerem à cerimônia”, diz a secretária de Educação, Genísia Fonseca Figueiredo.

Vasquinho e seu vice Maurício agradecem a todos que prestigiaram e contribuíram para a realização tanto a exposição quanto o desfile cívico comemorativo ao aniversário da cidade.

GALERIA DE FOTOS:

Deixe um comentário

Outras Notícias