Search
Close this search box.

Ex-deputado estadual e sociólogo, João Batista dos Mares Guia, visita o Sindicato dos Servidores Municipais de Muriaé

Os servidores públicos de Muriaé participaram, na sede de seu Sindicato, de uma reunião na tarde de sexta-feira (2), com o ex-deputado estadual (1983-1987), ex-secretário de Estado da Educação de Minas Gerais (1995-1998) e sociólogo, João Batista dos Mares Guia, onde foram apresentadas reivindicações para possível apoio da categoria.

Para o presidente do Sindicato, Ronaldo Alvarenga, a reunião com João Batista dos Mares Guia serviu como análise das necessidades futuras dos servidores para que estes votem com responsabilidade e consciência nas próximas eleições.

“Enquanto não fortalecermos a nossa categoria, não teremos nossas reivindicações atendidas. É preciso esclarecer ideias antes de ir às urnas nas próximas eleições e colocar no poder pessoas que nos representam. Nós não somos da elite e precisamos de pessoas nas esferas do governo, que nos defendam. Prova disso são os representantes de Muriaé que votam contra o povo e contra os servidores públicos. João Batista dos Mares Guia lutou contra a Ditadura Militar, liderou movimentos estudantis e grandes protestos em Belo Horizonte, por isso, é um grande exemplo para nós, servidores municipais. Precisamos fazer algo pelo nosso País, pelo nosso Estado e não esperar que façam por nós”, conta.

João Batista dos Mares Guia disse em entrevista que é preciso que os novos parlamentares promovam debates com diversos grupos da sociedade civil.

“É preciso realizar debates com sindicatos de trabalhadores, prefeitos, câmaras municipais, líderes empresariais, líderes religiosos, a sociedade civil, aposentados para mostrar que o Brasil precisa de uma Reforma Previdenciária, não a Reforma do Temer, mas uma que seja amplamente discutida, que faça justiça e corrija o ‘buraco’ previdenciário sem o qual não há solução para reequilibrar a economia brasileira e promovermos o desenvolvimento sustentável”, explica.

João Batista também falou sobre as impressões que leva de Muriaé.

“Levo ótimas impressões da cidade e deste Sindicato que possui uma ótima estrutura e já fez muito pelo servidor municipal. Sempre vinha à cidade quando era secretário estadual de Educação, nos anos 90. Tinha o hábito frequentar as sedes das superintendências regionais de ensino para ouvir os educadores e ministrar cursos de formação para diretores, educadores e pedagogos. Este bate-papo no Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé foi uma ótima oportunidade para trocar ideias e debater sobre a atual situação dos servidores do município”, conta.

Durante a reunião, esteve presente também Carlos Faissal, e disse que esta reunião no Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé foi de extrema importância.

“Conheço a história de João Batista há muito tempo e o considero muito por tudo que ele fez por Minas Gerais. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Ronaldo, presidente do Sindicato, pela calorosa recepção e parabenizá-lo por sua história de luta a frente desta entidade”, diz.

Além da presença de Carlos Faissal, também esteve presente no evento, André Luiz Lopes de Faria, professor da Universidade Federal de Viçosa, que disse que o debate realizado no Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé teve grande importância.

“Sabemos que muitos políticos assumiram seus mandatos para defender interesses próprios, de suas famílias e de grandes empresários. Por isso, não podemos permitir que estas atitudes permaneçam no cenário de nosso País. Sendo assim, apoio  reuniões como esta realizada neste dia, voltada para conversar sobre direitos e deveres de cada trabalhador e de seus representantes que possuem valores éticos. Não podemos continuar nesta crise que estamos por conta de uma minoria que não se coloca no lugar do povo. Vejo que o trabalho feito no Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé é extremamente importante, pois ele dá voz ao sindicalizado e o valoriza cada vez mais”, finaliza.

Na ocasião, também esteve presente o secretário do Consórcio Municipal de Saúde da Mata Cisleste, René Leite.

Assembleia é realizada no Sindicato dos Servidores Municipais de Muriaé – Na segunda-feira (5), foi realizada uma Assembleia com os servidores municipais que apreciaram a contraproposta apresentada pela atual administração sobre a negociação salarial 2018.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Muriaé há 17 anos a frente da entidade, Ronaldo Alvarenga, nunca os reajustes anuais dos salários foram perdidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias