Search
Close this search box.

Espetáculo “Deixa Clarear” homenageia Clara Nunes no aniversário do Teatro Belmira Vilas Boas

dsc_0445Os dois anos de funcionamento do Teatro Municipal Belmira Vilas Boas foram comemorados com a apresentação da peça teatral “Deixa Clarear”, uma homenagem à cantora mineira Clara Nunes. Realizado no sábado (3), o espetáculo lotou o teatro e encantou o público.

A diretora-geral da Fundarte, Gilca Napier, ressalta a importância do funcionamento do “Belmira Vilas Boas” para a cultura de Muriaé. “Fazer a obra do teatro parece o mais difícil, mas não é. O mais difícil é colocar um equipamento cultural desses em funcionamento dentro de uma cidade do porte de Muriaé. Fazer a manutenção do teatro somente com o dinheiro arrecadado de bilheteria é muito difícil. Para isso, temos que trabalhar com parcerias”, conta ela.

Inaugurado no dia 5 de dezembro de 2014, no teatro têm sido apresentados espetáculos teatrais, de dança e de música que são sucesso na região e em todo o país. “Todo o tipo de arte passa pelo Teatro Bemira Vilas Boas. Consideramos que esta é uma grande vitória da Prefeitura de Muriaé, Fundarte e do público muriaeense, que se mostra cada dia mais engajado e educado para receber as nossas peças teatrais”, afirma a diretora-geral da Fundarte.

Localizado na Avenida Coronel Domiciano 13, no prédio onde funcionava a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já tombado pelo Patrimônio Histórico de Muriaé, o “Belmira Vilas Boas” tem capacidade para abrigar confortavelmente mais de 160 espectadores e está apto, com o projeto de cenotécnica, a receber diversos tipos de espetáculos, tais como: dança, teatro, musicais e até mesmo ópera e opereta.

dsc_0501“DEIXA CLAREAR” – Com direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto, o espetáculo musical “Deixa Clarear” está em cartaz há mais de um ano e já foi assistido por mais de 40 mil pessoas. A montagem é protagonizada pela jovem atriz Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira.

A peça é o encontro das duas Claras: a atriz e a cantora. Clara Santhana passeia pelas várias fases da carreira e da vida de Clara Nunes, com um repertório composto por grandes compositores, como: João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, entre outros. A música presente atua como uma extensão da cena e as letras também constituem uma dramaturgia.

“Deixa Clarear” visita de forma delicada a memória da Clara Nunes e o universo musical presente em sua trajetória. O objetivo também é incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas.

A atriz Clara é dirigida por Isaac Bernat, que recentemente assinou a direção de “Calango Deu” e atua na peça “Incêndios”. A direção musical é de Alfredo Del Penho, que participou de musicais como “Gonzagão, A Lenda” e “Sassaricando”.

A apresentação da peça é mais uma ação do projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe, que é patrocinado pela Votorantim Metais e pela Energisa, através das leis federal e estadual de incentivo à cultura e também pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (fec). A realização deste evento é da Sociedade Musical União dos Artistas, Fundarte e Prefeitura de Muriaé.

Deixe um comentário

Outras Notícias