Espetáculo “Deixa Clarear” homenageia Clara Nunes no aniversário do Teatro Belmira Vilas Boas
A peça teatral “Deixa Clarear”, uma homenagem à cantora Clara Nunes, será apresentada em Muriaé no sábado (3), às 20h, em comemoração aos dois anos de funcionamento do Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.
Com direção de Isaac Bernat e texto de Márcia Zanelatto, o espetáculo musical está em cartaz há mais de um ano e já foi assistido por mais de 40 mil pessoas. A montagem é protagonizada pela jovem atriz Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira.
A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro duas horas antes do espetáculo.
O espetáculo é o encontro das duas Claras: a atriz e a cantora. A atriz passeia pelas várias fases da carreira e da vida de Clara Nunes, com um repertório composto por grandes compositores, como: João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, entre outros. A música presente atua como uma extensão da cena e as letras também constituem uma dramaturgia.
“Deixa Clarear” visita de forma delicada a memória da Clara Nunes e o universo musical presente em sua trajetória. O objetivo também é incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Durante a pesquisa para este trabalho, percebemos que muitos jovens já não conhecem sua música. Queremos contribuir para manter acesa a chama de seu repertório, de sua poesia e de suas histórias”, explica Clara Santhana.
A atriz Clara é dirigida por Isaac Bernat, que recentemente assinou a direção de “Calango Deu” e atua na peça “Incêndios”. A direção musical é de Alfredo Del Penho, que participou de musicais como “Gonzagão, A Lenda” e “Sassaricando”. “Transitar pelo universo musical e pela memória de Clara Nunes nos abriu uma imensa possibilidade de olhares sobre o Brasil, bem como sobre o que é ser um artista profundamente envolvido com a sua arte e com seu país”, explica o diretor Isaac Bernat. Os temas abordados no espetáculo são o amor, a esperança e a luta pela liberdade. “Com esta peça, levamos o colorido de seu riquíssimo universo, propagando seu canto por todos os cantos. Clara Nunes era uma cantora do povo, que cantava para o povo. E é isso que vamos partilhar no palco”, conclui a atriz.
Esta é mais uma ação do projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe, que é patrocinado pela Votorantim Metais e pela Energisa, através das leis federal e estadual de incentivo à cultura e também pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (fec). A realização deste evento é da Sociedade Musical União dos Artistas, Fundarte e Prefeitura de Muriaé.
1 comentário em “Espetáculo “Deixa Clarear” homenageia Clara Nunes no aniversário do Teatro Belmira Vilas Boas”
Foi sensacional.