Search
Close this search box.

Encontro de Jovens Rurais aborda gestão e cooperativismo de crédito

Cerca de 300 estudantes lotaram o auditório da Câmara Municipal de Manhuaçu (MG), no último dia 22, durante o Encontro de Jovens Rurais do Polo Matas de Minas, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com os poderes Legislativo e Executivo.

O público formado por estudantes do Ensino Médio, matriculados em escolas da zona da mata mineira, participou de uma tarde de discussões. Foram abordados temas como a gestão das propriedades rurais com a utilização das novas tecnologias da informação e o cooperativismo de crédito.

O Sicoob Credisudeste ficou a cargo desse último tema e levou 30 estudantes para participar das palestras. O estudante do 3º ano Mateus Mendonça, de São Francisco do Glória, foi um deles. “Foi um ganho de conhecimento extraordinário, conheci aplicativos para melhorar nosso trabalho no campo que estão perto da nossa realidade. Agradeço mais uma vez o apoio da cooperativa”, disse.

O presidente do conselho administrativo, do Sicoob Credisudeste, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, destaca que o objetivo do Encontro foi levar conhecimento aos jovens rurais. “Nós temos uma dificuldade grande no campo, que é a sucessão familiar. O campo está ficando idoso, e se não tiver o jovem com vontade de ficar, incentivado a produzir e com acesso a crédito e assistência técnica, essa sucessão natural não acontece”, disse.

Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, é importante também o jovem conhecer o cooperativismo de crédito para a sucessão familiar ocorrer também no âmbito das cooperativas. “Mais cedo ou mais tarde, esse jovem vai precisar dos serviços bancários. E é interessante que eles os acessem por meio das cooperativas, e não dos bancos comerciais, porque terão vantagens e virão a ser sucessores dos seus pais”.

Além do Sicoob Credisudeste, o evento teve apoio das prefeituras, câmaras, sindicatos dos Trabalhadores e dos Produtores Rurais, escolas famílias agrícolas (EFAs), Instituto Federal Sudeste de Minas (Campus Manhuaçu), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Coocafé e Coorpol.

Créditos: ASCOM Sicoob Credisudeste

Deixe um comentário

Outras Notícias