Search
Close this search box.

Em iniciativa inédita, Tiro de Guerra oferece aos atiradores curso preparatório para a ESA

15Uma iniciativa inédita promovida pelo Tiro de Guerra 04-016 está oferecendo, gratuitamente, um curso preparatório para os atiradores que desejam seguir carreira militar no Exército brasileiro, através da Escola de Sargentos das Armas (ESA), cujo ingresso se dá apenas mediante concurso público.

Cinquenta atiradores das turmas de 2016 e 2017 estão participando do curso, que acontecerá todos os sábados até o dia 30 de setembro (com carga horária diária de dez horas), nas dependências do Centro de Formação e Ascensão Social (Cefas), na Barra, onde funciona o TG. Por meio de uma parceria com a Faculdade Santa Marcelina (FASM), o conteúdo está sendo repassado por 12 estagiários dos cursos de Letras, Matemática, História e Geografia. Toda a grade curricular é específica, pautada e baseada no edital da ESA.

A aula inaugural aconteceu neste sábado (29), com a presença dos instrutores do TG, subtenente Valle e sargento Marco (idealizador da iniciativa), do coordenador-geral da FASM, Telêmaco Pompei, do chefe de Gabinete da Prefeitura de Muriaé, João Francisco dos Santos, do representante do CEFAS, Antônio Gomes de Sousa e do secretário do TG, Lauro Cordeiro Barbosa.

O Tiro de Guerra, ao longo de seus 71 anos de atuação em Muriaé, proporciona aos atiradores uma formação cívica e militar, transmitindo valores como hierarquia, disciplina, patriotismo e noções de civismo e cidadania. O TG procura ainda oferecer oportunidades de cursos profissionalizantes com empresas parceiras da instituição, no intuito de capacitar os jovens atiradores para a inserção no mercado de trabalho, e esse curso inédito é uma dessas ações, cujo objetivo é disponibilizar uma opção de ingresso na ESA.

“Essa é uma oportunidade ímpar para os atiradores se prepararem para esse desafio, que é a aprovação no concurso da ESA, concurso esse bastante concorrido. Dados do último concurso mostram que são 80 candidatos por vaga. Então, é um desafio muito grande. Esperamos que esse curso preparatório fique como legado para as demais turmas”, afirmam os instrutores do TG 04-016, subtenente Valle e sargento Marco, agradecendo aos parceiros do projeto – FASM, Cefas e Prefeitura de Muriaé.

O atirador Ewander, que pretende seguir carreira militar, diz que esse curso é uma oportunidade única de tentar a incorporação como carreirista na Força Armada. Para isso, ele afirma que vai se dedicar bastante aos estudos. “Esse cursinho é fundamental, visto que o plano de estudo é voltado para o edital da ESA. Um curso deste, em qualquer outra cidade, já que Muriaé não proporciona, mesmo sendo pago, fica mais de R$ 1 mil, o que fica inviável para qualquer um de nós, porque aqui na cidade, a média de renda dos atiradores que trabalham é de um salário. O curso sendo ministrado dentro do quartel, voltado para os militares, é de grande ajuda para nós”, comenta. “Vou estudar bastante. O objetivo é ser aprovado na ESA”, completa.

GALERIA DE FOTOS DA AULA INAUGURAL:

2 comentários em “Em iniciativa inédita, Tiro de Guerra oferece aos atiradores curso preparatório para a ESA”

Deixe um comentário

Outras Notícias