Editorial:
No dia 5 de agosto vão começar os Jogos Olímpicos no Brasil, mais precisamente, na cidade do Rio de Janeiro.
Trata-se realmente da maior festa esportiva do planeta, uma vez que ela tem a participação de atletas de todos os continentes nas mais variadas especialidades, cujo objetivo não é somente ganhar medalhas, mas, principalmente, mostrar ao mundo o poder da superação. Tanto é assim, que a cada Olimpíada, recordes e mais recordes são batidos.
Os Jogos Olímpicos, hoje, bastante difundidos e popularizados, tiveram a sua origem na cidade de Olímpia, uma das cidades-estado da Grécia Antiga.
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira Olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito Olímpico são próprios dos Jogos Olímpicos.
Neste ano de 2016, coube ao Brasil a honra de ser o anfitrião dessa grande festa mundial. Certamente, o mundo todo estará com os olhos voltados para o país, que, infelizmente, não tem grandes tradições de vencedor e nem um grande volume de medalhas conquistadas nos países por onde competiu. Mas o país tem atletas de bom nível em algumas modalidades que poderão surpreender e chegar ao pódio.
Porém, a maior preocupação dos organizadores, nos dias atuais, é com a segurança na competição, em função da violência que campeia, não só no país, mas também no mundo todo, principalmente com relação às ações terroristas.
Resta, portanto, à população, não só torcer pelos atletas brasileiros, mas também esperar que tudo corra bem durante os Jogos Olímpicos, para que todos os competidores e a imprensa mundial, que estará presente fazendo a cobertura, levem uma boa imagem do Brasil.