Search
Close this search box.

Edital de concurso regional para curtas-metragens é lançado em Muriaé

Edital de concurso regional para curtas-metragens é lançado em MuriaéO Polo Audiovisual volta a movimentar a cena cultural da região com o lançamento do Edital Usina Criativa de Cinema, um concurso de produção de curtas-metragens. O lançamento aconteceu em Muriaé nesta terça-feira (29), no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.

O Projeto Usina Criativa de Cinema busca ampliar e fortalecer as produções audiovisuais realizadas na região. Nessa perspectiva, o edital irá selecionar cinco propostas de obras audiovisuais de curtas-metragens de até 15 minutos de duração, em qualquer gênero (ficção, documentário, animação e experimental), com temática vinculada a aspectos da história e da diversidade cultural regional.

O projeto irá oferecer R$ 25 mil para a realização de cada filme selecionado, além de consultorias técnicas especializadas e suporte em todas as fases de produção. No encerramento, em 2016, uma mostra especial irá percorrer dez cidades locais, onde um júri popular irá eleger o melhor filme do projeto.

O edital completo está disponível no site do Polo Audiovisual www.poloaudiovisual.org.br. As inscrições prosseguem até o dia 20 de novembro.

O concurso de produção de curtas-metragens é uma iniciativa do Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e o apoio do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Sebrae.

Participaram do lançamento a assessora de Relações Sociais do Grupo Energisa e presidente do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Mônica Botelho, o diretor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, César Piva, a diretora geral da Fundarte e presidente do Consórcio Intermunicipal de Audiovisual, Gilca Napier, o cineasta e diretor de Audiovisual da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Marcos Pimentel e produtores locais.

De acordo com Mônica Botelho, o objetivo com este edital é fazer com que os realizadores locais também tenham chances de mostrar os seus talentos, o que, para ela, é onde podem ser melhor expressados. “A Energisa vem empreendendo um grande esforço em torno da ideia de transformar a região em um polo de audiovisual. O audiovisual pode ser um grande mobilizador de recursos econômicos e financeiros. Então, para além do resultado cultural, o polo pode ser uma grande alavanca econômica para a região”, afirma.

Segundo a diretora geral da Fundarte, Gilca Napier, a expectativa com o edital, para produções locais, é positiva. “Muriaé já tem uma tradição na área do audiovisual e conta com a Escola Municipal de Audiovisual, que dá suporte técnico aos seus alunos. Esperamos que os muriaeenses possam ser aprovados nesse edital”, diz.

Ao final do lançamento do edital foi exibido “Cartas D’Água”, um filme que inaugura uma série de produções da Mutuca Filmes no Polo Audiovisual. Gravado na Zona Rural de Cataguases, o curta tem a direção de Camila Botelho, roteiro de Marco Andrade e a participação de vários artistas e técnicos da região.

Deixe um comentário


Outras Notícias