Search
Close this search box.

E.E. Padre Alfredo Kobal, de Miradouro, é finalista na categoria Educação Profissional de Prêmio Educador Transformador

Vinte e um projetos inovadores focados na difusão da educação empreendedora estão entre os ganhadores estaduais da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar iniciativas e ideias transformadores implementados por professores e gestores de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

Foram selecionados três projetos vencedores em Minas Gerais nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os primeiros colocados vão representar o estado na disputa regional – que acontecerá de forma on-line entre os dias 27 de março e 3 de abril – e concorrerão com trabalhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

E.E. Padre Alfredo Kobal

Em primeiro lugar na categoria Educação Profissional, a E.E. Padre Alfredo Kobal, de Miradouro, trabalhou o projeto “Aprendendo inclusão nos estabelecimentos de Miradouro” com 32 estudantes entre 16 e 48 anos. O professor responsável pelo projeto, Natan Daniel Valentim, explica que a ideia surgiu da observação de que os estabelecimentos comerciais locais não possuíam o mínimo de acessibilidade para o público PcD (Pessoa com Deficiência).

“A partir de debate em sala de aula, os alunos pesquisaram sobre o número de comércios locais com acessibilidade, o que resultou na produção de um artigo publicado em uma revista acadêmica e entregue à Câmara Municipal de Miradouro”, ressalta.

Segundo Natan, o objetivo da iniciativa foi aproximar os estudantes da prática de pesquisa acadêmica. “Durantes as aulas, eles visitaram laboratório de informática, biblioteca e estabelecimentos comerciais. Além disso, discutimos conceitos científicos, conhecemos as normas da ABNT relacionadas à formatação de texto e à acessibilidade e estudamos as legislações federal e estadual e a Lei Orgânica Municipal.” O projeto também desenvolveu nos estudantes interação, trabalho em grupo, liderança, produtividade, empreendedorismo e inclusão social.

Prêmio Educador Transformador

A segunda edição do prêmio contou com 3.460 projetos inscritos pelos educadores de todo o país. Do total, 400 foram de Minas Gerais, que liderou o ranking entre os estados que mais apresentaram trabalhos inovadores – na sequência, vieram São Paulo (368), Paraná (326) e Rio Grande do Sul (315).

Os projetos pedagógicos tiveram formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos. Foram aceitos trabalhos de professores de 2021 a 2023 vinculados a instituições de ensino públicas e privadas.

“Minas Gerais é atualmente referência na atuação em Educação Empreendedora, com mais de 640 mil alunos e 56 mil professores atendidos no ano passado com as ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Os números refletem o quanto o estado evolui em projetos inovadores desenvolvidos no ambiente de sala de aula. O Prêmio Educador Transformador é mais uma iniciativa importante, que reforça o quanto o trabalho nas instituições públicas e privadas mineiras vem sendo cada vez mais bem estruturado”, ressalta a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Final nacional

O anúncio dos ganhadores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição da Bett Brasil. Os campeões em cada categoria vão participar de uma missão técnica nacional (ainda a ser definido) e receberão troféus e certificados.

Veja os vencedores categoria Educação Profissional:

ColocaçãoProfessorEscolaProjetoCidade
Natan Daniel ValentimEscola Estadual Padre Alfredo KobalAprendendo inclusão nos estabelecimentosMiradouro
Leidiane Cristina BatistaCentro Educacional Limassis – Fundação RogeTrabalho de Formação TécnicaDelfim Moreira
Gustavo Araújo  Senai Barbacena CFP Olavo MachadoHarmonia solidáriaBarbacena

Fonte: Assessoria de Imprensa | Sebrae Minas

Deixe um comentário

Outras Notícias