Demsur continua pesquisas com geofone para evitar desperdício de água tratada

Demsur continua pesquisas com geofone para evitar desperdício de água tratadaOs técnicos do Departamento de Água e Esgoto do Demsur continuam suas pesquisas com o geofone. O objetivo é encontrar vazamentos na rede de água potável antes que eles aflorem. Isso evita a perda de água tratada que chega aos imóveis da cidade. Desde o dia 18 de janeiro, quando começaram as pesquisas, já foram encontrados e solucionados 34 vazamentos na área avaliada. Na quinta-feira (12), o diretor-geral do Demsur, Geraldo Júnior, esteve na Rua Geraldo Rodrigues, no Centro, onde um vazamento deste foi localizado durante a madrugada.

Ele ressaltou a importância deste tipo de trabalho, já que, atualmente, as perdas de água potável nos vazamentos “invisíveis” chegam a 34,4% e a meta do Demsur é diminuir este valor para 20%. As estatísticas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado ao Ministério das Cidades e publicadas pela IBNET (International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities), mostram que, no Brasil, a perda física da água potável é de 39% da produção. Ou seja, de cada cem litros de água tratada, 39 litros não chegam à casa dos consumidores.

As pesquisas com o geofone são realizadas por dois funcionários do Demsur durante a madrugada, já que o barulho e o movimento de veículos nas vias atrapalham a escuta. Os técnicos começam os trabalhos às 22h e terminam às 6h. Mais de 40% da cidade já foi percorrida, e as pesquisas são realizadas constantemente.

Deixe um comentário


Outras Notícias