Defesa Civil estadual alerta para onda de calor que pode atingir Muriaé
A defesa Civil estadual alertou para uma onde de calor em Minas Gerais com previsão de temperaturas extremas na Zona da Mata. No comunicado, o órgão informa que a sensação términa pode chegar a 43º em Muriaé, na próxima semana, com alerta de clima severo e calor excessivo a partir de domingo (12). De acordo com os dados, são esperadas temperaturas acima de 40ºC.
O coordenador da Defesa Civil de Muriaé, Raphael Anselmo explica que a onda de calor será mais forte no Centro-Oeste, mas, que os efeitos serão sentidos na nossa região. “Existe um domo de calor que vai iniciar a partir do final de semana na área central do Brasil e que pode provocar elevação de temperaturas, entre 3ºC e 5ºC na Zona da Mata Mineira, então poderemos ter elevação chegando a até 43ºC, mas é necessário um acompanhamento ao longo dos dias para verificar se a previsão se confirma. Existe, sim, o alerta. A Defesa Civil Nacional já alertou e a Estadual também, mas o domo deve ser mais forte mesmo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e DF, respingando na nossa região”, esclareceu.
O alerta da Defesa Civil Estadual ainda informa que, embora estejamos no período chuvoso, não devem acontecer precipitações em volume significativo. A Defesa Civil recomenda que a população tenha cuidado redobrado com a hidratação. Também é importante evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 17h.
As regiões do Estado em que os termômetros podem superar os 40ºC são: Norte, Triângulo Mineiro, Noroeste e parte da região Central. Na região metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, as temperaturas máximas devem variar entre 36ºC e 39ºC.
Cuidados durante o calor:
Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
- Evite banhos com água muito quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).