Search
Close this search box.

Corpo de Bombeiros comemora dez anos em Muriaé com entrega de homenagens

dsc_0480
Solenidade aconteceu no sábado (10), no auditório do IF Sudeste

Os dez anos de instalação do Corpo de Bombeiros em Muriaé foram comemorados durante uma solenidade, a qual foi marcada por homenagens a militares, autoridades e representantes de instituições parceiras da corporação.

A cerimônia foi realizada no último sábado (10), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IF Sudeste, unidade localizada na Barra e contou com a presença do comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, major Alexandre Humia, do comandante da 2ª Companhia, situada em Ubá – subordinada ao Batalhão de JF -, capitão Patrick Tavares, que foi o primeiro oficial a comandar a fração de Muriaé, em 2006, ainda quando era tenente; o atual comandante do 2º Pelotão, tenente Dornellas, além de outras autoridades militares e civis.

O major Alexandre destaca a importância do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros. “O Pelotão de Muriaé é de grande importância estratégica para atendimento na cidade e região. O 4º Batalhão atende 90 cidades da região, e dentre esses municípios, retirando Juiz de Fora, que possui mais de 500 mil habitantes, temos outras duas cidades que são muito são muito importantes e que possuem mais de 100 mil habitantes, que é Ubá e Muriaé. Portanto, Muriaé tem uma importância estratégica para atendimento na região”, afirma.

O Jornal A NOTÍCIA foi um dos homenageados
O Jornal A NOTÍCIA foi um dos homenageados

Entre os homenageados, foram agraciados com medalhas de graus Bronze e Prata e com o título de “Amigo do 2º Pelotão de Bombeiros Militar”, respectivamente, militares da corporação e autoridades e representantes de instituições parceiras, incluindo órgãos de imprensa. Entre os agraciados estava o jornal A NOTÍCIA.

O comandante do 2º Pelotão, tenente Dornellas, afirma que o objetivo da homenagem foi agradecer a parceria de instituições nesses dez anos de fundação da fração e que a homenagem deve continuar nos próximos anos. “Ao longo desse tempo, os parceiros nos auxiliam no dia a dia em tudo que precisamos, seja no atendimento de ocorrências, seja na ministração de cursos e palestras. São pessoas que estão próximas a nós e que nos dão força para que possamos salvar vidas e bens alheios”, comenta.

O comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, capitão Patrick, primeiro comandante do 2º Pelotão, diz que é gratificante fazer parte dessa história. Ele afirma que essa primeira década é um momento de reflexão de todo o trabalho desenvolvimento e de planejar ainda mais projetos. “Pretendemos ser mais úteis à sociedade. O nosso objetivo é desenvolver melhores trabalhos e projetos sociais, para podermos contribuir cada vez mais para Muriaé e região”.

O 2º PELOTÃO – Fundado em 17 de fevereiro de 2006, o 2º Pelotão de Bombeiros, instalado no bairro Gávea, atende Muriaé e mais 16 municípios da região.

Quando foi inaugurada no município, a fração, denominada 8º Pelotão de Bombeiros Militar, pertencia a então 2ª Companhia de Bombeiros Militar, situada em Barbacena, área de articulação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).

A fração teve sua construção iniciada no dia 8 de março de 2005, sendo o local escolhido para a sua sede o bairro Gávea, por ser um ponto estratégico de fácil acesso aos bairros e proporcionar um rápido deslocamento para as principais rodovias que cortam o município – as BR’s 356 e 116.

Na época, com um efetivo de 31 militares, o então 8º Pelotão atendia a uma área de articulação de 31 municípios, entre Muriaé e região. Devido à criação de novas frações do Corpo de Bombeiros, a área de atendimento passou para 29 municípios, sendo que, em 2015, com a criação do Pelotão de Bombeiros em Leopoldina, a unidade de Muriaé passou a ser responsável por 17 municípios da Zona da Mata mineira. Hoje, o 2º Pelotão pertence a 2ª Companhia situada em Ubá.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias