Search
Close this search box.

Caparaó Mineiro avança na criação de rota integrada para impulsionar o turismo regional

No dia 10 de setembro, o Portal da Lua, em Caparaó, sediou o 2° workshop com a governança do projeto Caparaó Mineiro, reunindo representantes de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, além de entidades como Sebrae, Sicoob Credisudeste e associações do trade turístico. O evento teve como objetivo definir os próximos passos para consolidar o turismo na região, criando uma rota integrada entre os municípios.
O projeto Caparaó Mineiro, iniciado em 2022, começou com o mapeamento e levantamento do potencial turístico de cada cidade individualmente. Agora, o foco é integrar as localidades e criar uma rota de experiências turísticas, unindo as belezas naturais e culturais da região. O próximo passo envolve a estruturação de uma governança que conduzirá as ações, com o objetivo de consolidar o Caparaó Mineiro como um destino turístico competitivo, capaz de atrair investimentos e aumentar a visibilidade regional.
Clodoaldo Heitor, conselheiro de Administração do Sicoob Credisudeste, destacou o papel da cooperativa no projeto. “O Sicoob Credisudeste, em parceria com o Sebrae e com as Secretarias de Cultura, Desenvolvimento e Turismo dos municípios, está desenvolvendo o projeto ‘Avança Turismo’, com a proposta de desenvolver o turismo regional. Nosso papel enquanto cooperativa é apoiar o projeto, e nos sentimos muito gratificados pela resposta da população”, afirmou.


Jean Costa, analista de Negócios do Sebrae Manhuaçu, explicou que o projeto envolve toda a cadeia produtiva do turismo. “Esse projeto começou em 2022 e é uma parceria do Sebrae com o Sicoob Credisudeste e as prefeituras dos quatro municípios, com a proposta de desenvolver o turismo na região do Caparaó Mineiro. O projeto envolve o comércio, serviços, produtores rurais e outros negócios, como uma forma geral”, disse.
Rafael Lucchesi Gomes, consultor do Sebrae Minas, enfatizou a beleza e o potencial da região do Caparaó, destacando a importância de organizar o turismo local. “Aqui nós temos o turismo e o café como as principais fontes de renda. Estamos reunindo lideranças, organizações e empresários para montar um plano de trabalho e organizar uma institucionalidade que represente a região. Hoje estamos decidindo qual será o nosso modelo de instituição, por enquanto, estamos pensando em uma agência de desenvolvimento”, explicou.
A expectativa é que a rota integrada do Caparaó Mineiro fortaleça o turismo ecológico e rural, potencializando as riquezas naturais e culturais dos quatro municípios, além de aumentar a competitividade da região como destino turístico.

Deixe um comentário


Outras Notícias