Câmara passa ter sistema de votação eletrônica nas suas sessões

Até semana passada, os vereadores de Muriaé para votar nos projetos de forma favorável ou não seguiam o comando de que quem fosse favorável ficava assentado e quem fosse contrário fica em pé. Desta forma, ocorreu durante muitas décadas na Câmara de Muriaé.

No entanto, esta semana começou a funcionar no plenário o sistema de votação eletrônico, no qual os vereadores, por meio de um aplicativo, passaram a realizar seus votos via celular ou notebook num período de tempo previamente estipulado pela diretoria. Após a votação de todos e extinção do tempo de votação aparece na tela a imagem de todos os vereadores e seus respectivos votos. Além da votação eletrônica, o sistema permite também que a confirmação de presença nas sessões seja feita de forma digital, assim que o vereador dá entrada no aplicativo.

Este novo sistema, além de agilizar as votações, vai permitir mais transparência ao processo já que ao término da votação é apresentado no painel para que todos possam ver os votos de cada vereador e também oferta mais isonomia ao processo, pois os vereadores só terão acesso aos votos dos demais após o processo de votação, permitindo privacidade para que o processo de decisão se restrinja especificamente ao campo individual de cada legislador.

Deixe um comentário


Outras Notícias