Câmara faz a outorga da Comenda do Maçom 2024
Foi realizada na noite desta quinta-feira, 31, a outorga das Comendas do Maçon Dr. Lenine Brum Junqueira Passos. Esta comenda foi criada em 2021, por meio do projeto de Lei, de autoria do Vereador Dr. Frederico Faria, que esteve na solenidade realizada na Loja Maçônica Ad Gloriam Et Sapientiam, representando o presidente da Câmara, Vereador Evandro Cheroso.
A comenda é entregue anualmente na semana do Maçom, em agosto, a um membro escolhido de cada uma das quatro lojas maçônicas de Muriaé. A escolha se dá pelos próprios integrantes de cada uma das lojas. Este ano, a solenidade não pode ser realizada na data estabelecida em Lei, devido ao período eleitoral.
Homenageados escolhidos para receber a Comenda em 2024
Ciro Alves Mota Mendes – ARLS Seareiros da Paz
Nasceu em 06 de setembro de 1963 na cidade de Muriaé. Casado com Cláudia Regina de Medeiros Mendes tem três filhos: Leonardo, Lucas e Laura. Tem duas noras: Mariana e Ana Clara e é avô do Enrico de dois anos. Começou sua carreira trabalhando em uma mercearia, antiga “A Fornecedora” aos 14 anos. Depois trabalhou no Supermercado Dular e nas Casa das Banhas, por fim na empresa auto viação 1001 o qual trabalhou como gerente por 20 anos. Montou seu próprio negócio a 20 anos: a “Loja Magia do Corpo”. Entrou para maçonaria a convite de seu padrinho Justino na Loja Maçônica Seareiros da Paz em 16 de abril de 2003. Elevado ao grau de Companheiro em 28 de julho de 2004 e exaltado no grau de mestre maçom em 24 de agosto de 2005. Iniciado no grau 4 em 5 de julho de 2004 chegando ao grau 33 em 4 de novembro de 2017. Exerceu vários cargos dentro da loja tendo sido Tesoureiro, 2° vigilante, Mestre de Banquetes dentre outros. Sendo mestre instalado e venerável mestre no dia 20 de maio de 2010, para o biênio 2010 a 2012. Apaixonado por festas organizou a festa de 25 e 30 anos da loja Seareiros da Paz. Irmão muito fraterno sempre ao lado dos irmãos e procurando sempre ajudar na comunidade. Recebeu a Medalha Clóvis Torres e a medalha da ordem da Águia em 4 de julho de 2016.
Mário José Cavalhier Vieira – ARLS Labor, Força e Virtude
É natural de Muriaé, nasceu no dia 14 de janeiro de 1954. Casado com Ângela Maria Campos Castro Vieira. Tendo duas filhas e duas netas. Formado em técnico de Contabilidade. Sócio fundador da Jocav Auto peças e participou por 35 anos da administração da MW Transportes (Eureka). Foi colaborador ativo das obras sociais Lar Ozanam e diretor do Projeto Pró Moradia (padre Tiago). Atualmente, aposentado é produtor rural. Iniciou-se na Ordem Maçônica na loja Labor, Força e Virtude em 30 de agosto de 1996. Como Mestre Maçom ocupando cargos e exercendo diversas funções. Colou o Grau 33 em 12 de novembro de 2021 no Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil.
Sérgio Wanderley Bordoni – ARLS AD Gloriam Et Sapientiam
Nasceu no Rio de Janeiro filho de Waldyr Bordoni e Celina Maria wanderley Bordoni. Mudou-se para Mmuriaé em 1990. Casado há 34 anos com Rosângela Aparecida da Cruz Bordoni tem dois filhos, Bruno e Izabel e dois netos, Gabriel Lorenzone e Conrado Lorenzone. Nascido em 24 de outubro de 1966 é proprietário da Carne e Cia há 30 anos. Iniciou na maçonaria no dia 10 de abril de 2008, sendo elevado em 13 de novembro daquele ano e exaltado em 28 de maio de 2009. É Inspetor do supremo conselho do grau 33, onde foi iniciado do grau 33 em 12 de novembro de 2016. Sua loja mãe é a Ad Gloriam et Sapientian.
Waldir Gil Alcon Filho – ARLS Missionários da Luz
Nascido em 24 de abril de 1953, é filho de Waldir Gil Alcon e Maria Portes Gil. Casou-se em 1986 com Ana Virgilina Sorrentino Novaes Alcon, com quem teve dois filhos: Samira Novaes Alcon e Alan Novaes Alcon. Empresário, é proprietário da Tuti Fruti Confecções Ltda. No Sublime Ordem foi iniciado em 27 de outubro de 2003 na Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Missionária da Luz, onde exerceu diversos cargos, destacando-se como secretário e 1° Vigilante. Foi instalado em 26 de junho de 2023 e atualmente exerce o cargo de Venerável Mestre da Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Missionária da Luz. Nos graus filosóficos, o Irmão Waldir foi investido no Grau 33 do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil em 12/11/2016
Quem foi Lenine Brum Junqueira Passos que dá nome a Comenda?
O nome escolhido para a Comenda do Maçom referencia o saudoso Irmão Lenine Brum Junqueira Passos, que nasceu em Muriaé, no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1949, tornando-se um grande advogado de nossa cidade. Casou-se com Iracema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º Hotel Fazenda da região: o Hotel Fazenda Y – Juca Pirama.
Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri. Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro Vereador do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.
Advogado criminalista e agrimensor, Dr. Lenine, foi também membro da Loja Maçônica Labor, Força e Virtude, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu Venerável Mestre. Dr. Lenine morreu em 21 de novembro de 2003, aos 77 anos, deixando um grande legado para a história da nossa cidade.Portanto, a Lei Municipal 6.096/2021, em vigor em Muriaé, é um reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e à grandeza do município pelos Maçons que integram as 04 (quatro) Lojas existentes hoje em Muriaé.