Câmara divulga lista dos homenageados com o título “Chico Mendes”

Câmara MunicipalA Câmara de Vereadores de Muriaé divulgou a relação dos 18 homenageados com o Título da Ordem “Chico Mendes”. A honraria será entregue na próxima terça-feira (6), às 19h, no plenário da Casa legislativa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Baseado na Lei 5.387/2017, de autoria da vereadora Miriam Facchini, o título é concedido como forma de reconhecer  pessoas ou instituições que tenham contribuído para a preservação ambiental e pela conscientização ecológica em Muriaé. A vereadora considera que a outorga da honraria poderá ser um incentivo para que ações de preservação do meio ambiente se tornem cada vez mais comuns na cidade.

Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi um dos mais importantes ambientalistas brasileiros. Ficou conhecido internacionalmente por ser defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, e tornou-se símbolo da luta em defesa da Amazônia e do meio ambiente.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE OS HOMENAGEADOS:

Nilza Maria da Silva (indicada pelo vereador Ademar Camerino) –  Pessoa simples, honrada, que cumpre uma longa trajetória com a reciclagem em Muriaé, não permitindo o desperdício e a total contaminação de meio ambiente com resíduos provenientes do consumo doméstico, comercial ou industrial. Filha de Juraci Honória da Silva, nascida em 16 de junho de 1959, é moradora da comunidade de São Cristóvão e participa da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé (Asmam).

Felipe da Silva Costa (indicado pelo vereador Carlos Antônio Ferreira – Carlos Macuco) – Professor, biólogo e pesquisador, atualmente contribui com diversas pesquisas relevantes à sociedade científica e comunidade regional. Desenvolve trabalhos de aperfeiçoamento para práticas sustentáveis na produção agrícola, inovação para o controle biológico e técnicas reprodutivas em pisciculturas. Participa de diversas publicações e ministra cursos de âmbito nacional e internacional. Atua como docente universitário no curso de Ciências Biológicas da Faculdade Santa Marcelina de Muriaé (FASM), contribuindo com formação de professores e biólogos da região. Também é professor no Colégio Santa Marcelina e na rede estadual de ensino do município. Graduado em Ciências Biológicas, possui especialização em Educação pela FASM, mestrado em Produção Vegetal/Nematologia pela UENF e está cursando doutorado em Engenharia e Ciências dos Materiais/Meio Ambiente também pela Universidade Estadual Norte Fluminense.

Romero Valente Soares (indicado pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Delfim Soares Ribeiro) – É proprietário da empresa Focus Gestão e Engenharia ambiental, especializada na implantação de unidades de conservação e saneamento. Há 25 anos neste mercado, já criou várias áreas de proteção ambiental – APAS – em muitos municípios da Zona da Mata mineira e das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em 1988, fundou a AECO, uma associação de ação ecológica que se projetou por meio de campanhas educativas, ações de fiscalização e conscientização na área ambiental. Já participou do Conselho Estadual de Meio Ambiente, representando as ONG’s ambientais e foi diretor de Limpeza Urbana e Políticas Ambientais do Demsur de 2001 a 2004. Neste cargo, implantou a coleta seletiva e as Áreas de Proteção Ambiental do Pontão e do Rio Preto. Com atuação combativa na proteção ambiental, tornou-se uma referência nesta área em Muriaé.

José Nunes Viana Filho (indicado pelo vereador Celso Ricardo de Oliveira) –  Nasceu em Vermelho, sendo casado com Lucinéia Costa Viana e pai de Elia e Ester. Ingressou na carreira como defensor do meio ambiente há 32 anos, quando começou a trabalhar no Instituto Estadual de Florestas (IEF), desempenhando a função de germinação de espécies arbóreas. Dentre as atividades desempenhadas em defesa da fauna e flora, destacam-se o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, a conservação de espécies da flora nativa e exótica, a preservação de nascentes e construção de corredores ecológicos e o acompanhamento de alunos no viveiro do IEF de Muriaé.

Maucon Francisco Almeida Rodrigues (indicado do vereador David Pinheiro de Lacerda) – Nascido em 7 de janeiro de 1991, é filho de Ataíde de Souza Rodrigues e Sebastiana de Fátima Almeida. Desde pequeno, desenvolveu interesse pela natureza, conquistando, aos 10 anos de idade, o segundo lugar em um concurso de redação envolvendo todas as escolas de Minas Gerais, que versava sobre o tema de preservação da natureza. Na vida adulta, sua paixão pela natureza se manteve e o direcionou para a graduação em Ciências Biológicas. Durante a vida acadêmica, desenvolveu diversos trabalhos e artigos científicos sobre preservação do meio ambiente, vindo a publicá-los em renomados congressos nacionais e internacionais, como o “Simpósio Matéria”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o Congresso Uruguaio de Zoologia, em Punta Del Este. Atualmente, já formado, trabalha na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Muriaé, atuando na proteção do meio ambiente.

Antônio José Rodrigues Caldas Francisco (indicado do vereador Devail Gomes Corrêa) – Natural de Muriaé, nasceu em 25 de junho de 1953. Filho de José Antônio Francisco e Nize Stela Rodrigues Caldas Francisco, é casado com Márcia Ribeiro, pai de três filhos e avô de seis netos. Foi vereador por três mandatos na Câmara de Muriaé, de 1989 a 2000, tendo sido presidente desta Casa em 1997. Membro titular do Comitê para Integração da Bacia do Rio Paraíba (Ceivap) e da Associação Pró-Gestação da Bacia do Rio Paraíba (Agevap), ambos com sede em Resende, estado do Rio de Janeiro. Na Agevap, já foi membro titular de sua Câmara Técnica e também já foi secretário de Meio Ambiente de Muriaé. É hoje o segundo secretário do Consórcio do Pomba Muriaé (Compe) e secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Muriaé há 12 anos. Foi membro titular representante do Consórcio Rio Muriaé e secretário do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Muriaé (Codema).

Francisco Ofeni Silva (indicado pelo vereador Elvandro Maciel da Silva – Evandro Cheroso) – Natural de Campo Belo, possui graduação em Engenharia Agrônoma, pós-graduação em Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal de Lavras. Casado e pai de dois filhos, reside em Muriaé há 42 anos, exercendo a função de extensionista agropecuário da Emater. Sua contribuição na preservação ao meio ambiente é notória, tendo sido destaque na mídia nacional nos Programa e Revista Globo Rural, em 1999, devido ao programa de manejo integrado de sub-bacias hidrográficas que desenvolveu e que lhe rendeu o Prêmio Copasa. Também se destacou pelo programa de preservação de recursos hídricos implantado na Comunidade de Pedra Alta. Exerceu o cargo de secretário Municipal de Agricultura em dois mandatos, implantando projetos pilotos sempre voltados à preservação do  meio ambiente.

Clube de Desbravadores Caçadores de Aventura (indicado pela vereadora Helena Francisca de Oliveira Carvalho) – O Clube está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de 2 milhões de participantes. Existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. No entanto, meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião, podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil. Em Muriaé, surgiu em 2010, no bairro Santa Terezinha. Inicialmente, tinha cerca de dez integrantes, e hoje são mais de 40. Realiza diversas atividades em prol da sociedade, natureza e do próximo, como plantio de mudas de árvores nativas da região, ajuda na recuperação de nascentes, acampamentos ao ar livre, preservação ambiental, campanhas de combate à água parada, campanha de coleta seletiva, arrecadação de alimentos para as famílias carentes, gincanas para desenvolvimentos físico, etc. Reúne-se uma vez por semana com foco no desenvolvimento de talentos, habilidades, percepções e gosto pela natureza.

Lynaldo de Paula Silva (indicado pelo vereador Ivanir José de Souza) – Nascido em 7 de novembro de 1983, em Muriaé, é filho de Antônio Francisco da Silva e Geni de Paula Silva. Casado com Letícia de Lima Correa, é pai de duas filhas. Formado em Ciências Biológicas, especialista em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental,  possui ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. É responsável pela gestão de 21 Áreas de Proteção Ambiental (APAS) e sócio da Lely’s Soluções Ambientais. Atua como consultor ambiental em empresas como as Organizações Elder Abreu, Sorte Empreendimento LTDA, Franco Suíço, Viação Bonança, Demsur, Kronus Pneus, entre outras.

Frei Gilberto Teixeira da Silveira (indicado pelo vereador Jair Sanches Abreu) – Nasceu em Mauá (SP), em 1968. Mudou-se para Visconde do Rio Branco e, aos 18 anos, ingressou na Ordem dos Frades Menores. Em 1996, foi ordenado padre, atuando em diversas cidades do estado e vindo a residir no distrito de Belisário. Além de padre, possui graduação em Filosofia, Teologia e Psicologia, com pós-graduação em Agroecologia. Sempre se envolveu com as causas sociais, sendo atualmente o coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Leopoldina. Em 2011, em Belisário, iniciou uma nova fraternidade, os Franciscanos de Santa Maria dos Anjos, leigos que se comprometem com as causas agroecológicas, de preservação da natureza e de produção agrícola desvinculada do uso de agrotóxicos. Juntos, constroem a Vila Franciscana, lugar de espiritualidade, produção agrícola e preservação da natureza. Uniu-se aos movimentos de resistência à chegada da mineradora na região do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Atua em frentes que defendem a agricultura familiar, águas e florestas, o que lhe rendeu uma ameaça de morte no dia 19 de fevereiro deste ano. Tal fato fez com que os olhares de ambientalistas, políticos, bispos, padres e muitos que se preocupam com a preservação de nossas riquezas naturais voltassem para Belisário.

Renato Silva Sigiliano (indicado pelo vereador Joel Morais de Asevedo Júnior) – Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, é pós-graduado em Gestão Ambiental e graduado em Direito e em Comunicação Social. Foi fundador e presidente do Instituto Rio Muriaé, Organização da Sociedade Civil de Direito Publico (Oscip) sem fins lucrativos. Realizou, em parceria com empresas e instituições, 12 projetos de conservação e recuperação de nascentes e instalação de biodigestor em Belisário, Macuco e Vermelho. Reivindica a efetivação do Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) ao produtor rural que conservar/preservar ou recuperar nascentes, a exemplo do que acontece em Nova York há 22 anos e em Extrema (MG) há oito anos. Em Muriaé, a lei municipal que permite este pagamento já existe. Ele acredita que é preciso parar de transferir o ônus da conservação ao produtor rural e passar a transferir o bônus pela produção de água, porque, para ele, ‘’a água que consumimos na cidade, nasce na roça’’.

Rachel Monteiro de Castro Jansen (indicada pelo vereador José Carlos Alves Cerqueira) – Natural de Belo Horizonte, é casada com Tarcísio Lacerda e mãe de dois filhos: Pedro e Tomas. Formou em Medicina veterinária na Unifenas, em 1991, mudando-se neste ano para Muriaé. Trabalhou na Prefeitura na inspeção sanitária de 1992 a 1994, fundando no ano seguinte a Clínica Veterinária Bicho Bonito, onde trabalha com animais de pequeno porte. Desde 2012, vem desenvolvendo um trabalho na luta pela preservação do Rio Preto e da Fazenda Boa Vista, que possui significativa área de Mata Atlântica ameaçada pela construção de uma represa pelo governo estadual. Acredita que a obra poderá causar inundações em todas as nascentes, matas ciliares e mananciais que estão no entorno do Rio Preto. Por isso, vem incentivando os moradores desta região a contribuírem com a preservação da área a fim de se evitar a construção desta represa.

João Francisco dos Santos (indicado pelo vereador Prof. Júlio César Simbra Soares) – Nascido em Muriaé, em 5 de agosto de 1947, é filho de Francisco dos Santos e Maria de Assis dos Santos. Graduado em Matemática e Desenho Geométrico pela Faculdade Santa Marcelina e em Física e Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui pós-graduação em nível “latu Sensu” em Física, Física Experimental, Matemática Financeira e Tecnologia Educacional. Também é mestre em Física Atômica e Molecular pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor conselheiro da UEMG por 26 anos, em Carangola, lecionou e dirigiu escolas estaduais, como Orlando de Lima Faria e Dr. Olavo Tostes, em Muriaé, e São Francisco Xavier, em Ipatinga. Chefe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Muriaé de 1990 a 1992, coordenou o stand de Muriaé na ECO 92. É o responsável por vários estudos importantes sobre fauna, flora e recursos hídricos que originaram o Parque do Itajuru, hoje, Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, bem como a Bacia Hidrográfica de Muriaé. Também possui um levantamento minucioso das áreas ecológicas do município. Foi agraciado com a Comenda de Mérito Educacional pelo então governador Itamar Franco, sendo um exemplo de luta por uma consciência ecológica desde a década de 70 em Muriaé.

Sargento Marcos Antônio Madriaga Bernardino (indicado pela vereadora Drª Miriam Facchini Barbosa) – Nasceu em Muriaé, onde estudou e tornou-se policial militar, graduando-se a 3º sargento com 22 anos de carreira. Atualmente, lotado no 5º Grupamento de Polícia Militar do Meio Ambiente, vem desenvolvendo grande atuação em defesa da fauna e flora. Professor pelo Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (Progea), atua na formação da consciência ambiental entre jovens e crianças de nossa cidade. Possui grande destaque em ações que visam à preservação de nascentes, reflorestamento, palestras escolares, plantio de árvores, além de participação ativa no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).

Carlos Alberto de Oliveira (indicado pelo Ver. Reginaldo de Souza Roriz) – Popularmente conhecido como Pavão, nasceu em Duque de Caxias, em 1966. Filho de agricultores, formou-se técnico em Química na capital carioca, retornando para Muriaé depois de trabalhar na indústria química por quatro anos. Em Belisário, iniciou suas atividades na agricultura familiar, participando ativamente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Conselho do Território da Serra do Brigadeiro e da criação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São Tomé. Atualmente, é presidente da Associação Franciscana de Santa Maria dos Anjos, incentivador da agroecologia e ativista ambiental em defesa da vida, contra o uso de agrotóxicos e a exploração minerária da região de Belisário. Pavão é casado com Marli Bernardete Coelho de Oliveira e pai de duas filhas, Larissa e Luisa.

José Álvaro Percino da Silva (indicado pelo vereador Vanderlei Luiz Lopes – Lelei) – Mais conhecido como Zezinho de Belisário, é amante da natureza e defensor do meio ambiente. Há 25 anos, vem lutando por essa causa. Além de excelente artesão, Zezinho é brigadista e renomado condutor de trilha. Conhece, como poucos, todo o entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) do Itajuru e o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Com sua equipe, formada por amigos, produz mudas de árvores nativas diversas e já promoveu o plantio de mais de 5 mil delas, formando mais de 40 pomares em parceria com agricultores da região. Foi um dos primeiros a alertar a população sobre os malefícios da entrada de uma mineradora em Belisário. Hoje, essa causa é defendida por toda a comunidade.

Airton Bouzada Lopes (indicado pelo vereador Waltecy Rodrigues da Costa Júnior – Ciso) – Nasceu em Muriaé, em 12 de abril de 1968. Iniciou sua carreira ambiental na Universidade Federal Fluminense, no curso de técnico em Agropecuária. Após sua formação, iniciou seu trabalho na Secretaria de Agricultura, que era responsável pelo meio ambiente da época. Trabalhou dez anos em Novo do Cruzeiro, no Vale do  Jequitinhonha, na fiscalização de garimpos. Foi transferindo para Unaí e atuou na CR-28, em Brasília, por sete anos na demarcação de assentamentos de terra, onde havia o assentamento nomeado Chico Mendes. Após seus serviços prestados, foi transferido para Belo Horizonte, onde atuou na regularização fundiária de conservação da Mata Atlântica do Parque da Serra do Brigadeiro. Trabalha atualmente na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Instituto Estadual de Floresta (IEF) em Muriaé, regional da Zona da Mata. Hoje, possui formação de agrimensor. Tecnólogo superior em gestão ambiental, pós-graduado em Gestão e Licenciamento Ambiental e especializado em Direito Ambiental, presta relevantes serviços e conhecimentos na manutenção ambiental de Muriaé e região.

Tenente João Carlos Santos Areias (indicado pelo prefeito Ioannis Konstantinus Grammatikopoulos – Grego) – Natural de Palma, é filho de José dos Santos Areias e Terezinha Gomes Areias. Hoje 2º tenente, iniciou a carreira militar em 1982, no Batalhão de Polícia Florestal em Belo Horizonte, sendo destacado para o Grupamento de Polícia Florestal em Nanuque, e, posteriormente, comandando o Grupamento de Polícia Ambiental em Leopoldina. Em 1994 assumiu o comando do Grupamento de Polícia Ambiental em Muriaé, onde permaneceu até 2014. Com competência e sabedoria, contando com parceria da Prefeitura e empresários, coordenou a construção da sede do Grupamento de Polícia Ambiental, localizada no entorno da lagoa do bairro da Gávea. Participou do Conselho do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e é titular do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema).

Deixe um comentário


Outras Notícias