Search
Close this search box.

APAE Muriaé sedia o IV Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família

No último sábado (14), foi realizado, no salão nobre da APAE Muriaé, o IV Fórum Regional de Autogestão, Autodefesa e Família. O evento contou com uma palestra ministrada pelo deputado federal Eduardo Barbosa, trabalhos em grupos, almoço e escolha dos representantes de cada segmento para o Fórum Estadual.

Segundo a diretora da APAE-Muriaé, Marise Santos de Andrade, dezenas de APAEs da Zona da Mata II, III e IV participaram do Fórum. “Este foi um momento muito importante no qual discutimos sobre a cidadania e o empoderamento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Contamos com a presença do professor Jarbas, que é presidente da Federação Estadual das APAEs, além do deputado federal Eduardo Barbosa, que nos representa dentro das políticas públicas, principalmente, na saúde, na assistência social e na educação. Sem dúvida, é um grande prazer participar deste momento único e enriquecedor de troca de conhecimento, experiências e vivências”, conta.

Jarbas de Barros, professor e presidente da Federação Estadual das APAEs do Estado de Minas Gerais, disse que casais quando planejam um filho nunca estão preparados para receber uma criança com deficiência, mas que, apesar do choque inicial, a aceitação e os questionamentos surgem assim como novas perspectivas e novos valores.

“Muitos pais, responsáveis, professores e demais profissionais passam a lutar pela qualidade de vida das pessoas com deficiência. Com o passar do tempo, a ideia de ‘doença’, ‘incapacidade’ e da superproteção passa a ser substituída pela capacidade de conquistar novos espaços dentro da sociedade. É muito importante que pessoas especiais possam tem seu próprio espaço e suas próprias vontades. Por isso, nós da APAE estamos sempre dispostos a apoiar ações que melhorem a qualidade de vida dos frequentadores da instituição através da realização de fóruns com temas variados, para que eles tenham mais autonomia em suas vidas”, conta.

O vice-prefeito, Marcos Guarino, esteve presente no evento e disse que a realização do Fórum foi um ótimo momento para reflexão e aprofundamento na questão do exercício da cidadania da pessoa com deficiência. “Fiquei muito feliz em participar do Fórum, pois fui, por um tempo, voluntário aqui na APAE de Muriaé como médico pediatra, além de ter sido também presidente e vice-presidente. Por isso, tenho uma ligação muito forte com a instituição e fiquei muito feliz por ter sido convidado a participar deste Fórum”, diz.

O deputado federal, Eduardo Barbosa, superintendente voluntário da Federação Estadual das APAEs do Estado de Minas Gerais, abordou, em sua palestra, o tema “Construção da Cidadania”. “Estamos muito acostumados a planejar serviços para as pessoas sem ouvi-las. Temos que inverter isto. Temos que organizar os serviços baseados naquilo que as pessoas nos apontam e nos apresentam como anseios e necessidades. Geralmente, todos os serviços organizados exigem adaptação por parte dos usuários. E, com isso, muito dinheiro é gasto e não há impacto na vida deles. Precisamos agir para conquistar o que as pessoas nos apresentam como necessidade. Da mesma forma, em relação à pessoa com deficiência. Nesta conversa, reconhecemos talentos e preferências para que aconteça um desenvolvimento e uma melhora na autoestima”, conta.

Messias Vardiero, presidente da APAE de Muriaé, disse que foi uma grande satisfação receber diversas APAEs da região. “Foi uma alegria muito grande receber tantas pessoas neste dia. Agradeço a ilustre presença do deputado Eduardo Barbosa, que trouxe uma linda mensagem para nós e para os usuários da instituição. Tenho certeza de que a próximas reuniões também serão enriquecedoras”, conta.

Deixe um comentário

Outras Notícias