Search
Close this search box.

Alunos do Centep concluem curso de Técnico em Segurança do Trabalho

O Centro Técnico de Educação Profissional (Centep) realizou na noite de sexta-feira (7) a 12ª formatura da turma de Técnicos em Segurança do Trabalho, com 40 alunos. A solenidade aconteceu no Teatro Zaccaria Marques onde estiveram presentes autoridades, professores e familiares dos novos profissionais. Entre os componentes da mesa estiveram administrador do Centep, Marcos Paulo Lopes Pinto, a diretora, Elaine Salomão, e os professores homenageados Evandro Pacheco e Sidney Cristiano Souza.

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Centep, possibilita um campo de atuação muito vasto. A partir de sua formatura os profissionais podem atuar em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA e os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento.

Marcos Paulo, administrador do Centep contou que está orgulhoso e satisfeito em ver os alunos concluindo o curso. “Escola é troca e faz parte da história na vida de cada um. Tenho certeza de que eles levarão amizades, além de conhecimento. Todos são merecedores por estarem aqui hoje. Desejo que o caminho de vocês seja marcado por ética e responsabilidade. Agradeço a confiança dos alunos e cumprimento a família pelo incentivo”.

Na ocasião, a diretora da escola, Elaine Salomão, emocionada, parabenizou os alunos pela conquista do diploma. “Essa é a prova de que somos positivamente teimosos. Teimamos em resistir aos incessantes apelos da vida. Não deixamos a desigualdade de renda, o descaso de alguns entes públicos, o preconceito, a exclusão, o cansaço físico e o da alma nos abalarem. O sucesso de vocês é também sucesso da escola e de suas respectivas famílias. Essa formatura não é apenas um cerimonial, mas um momento de compartilhar alegria e gratidão”, conta.

Sidney Cristiano Souza, um dos homenageados e professor de Prevenção e Combate a Incêndio e Sinistros e ex-aluno da Centep, também parabenizou os estudantes. “Já estive do outro lado como aluno e sei da emoção que estão sentindo. Agora estou como professor e a emoção é ainda maior. É gratificante estar presente nesta formatura como um dos professores homenageados. Meus parabéns também à família é muito bom ver aqui a criança mais nova e a pessoa mais idosa compartilhando este momento”, disse. Sidney desejou o melhor para os agora Técnicos em Segurança do Trabalho. “Quero que sigam em busca de seus objetivos. Esta é apenas uma etapa de sucesso, muitas ainda estão por vir”, finalizou.

O professor Evandro Pacheco, paraninfo da turma, igualmente agradeceu aos familiares dos alunos. “Este mérito é também da família. Quero agradecer também aos meus amigos que me ajudaram nessa jornada: Hudson e ao professor Sidney”, disse.

O administrador do Centep, Marcos Paulo Lopes Pinto, ainda contou um pouco sobre a importância do Técnico em Segurança do Trabalho e o papel da escola na vida de cada profissional. “A escola não está apenas para ensinar o básico, ensina também outros conhecimentos complementares necessários. Além da ética profissional diante do convívio com os outros, os alunos aprendem a usar o senso crítico, tratando o próximo com respeito, honestidade, humildade e boa vontade. Meu desejo para esses formandos é que eles tenham sucesso. São pessoas com muita garra, que deixaram de ter momentos com a família para fazer este curso”. Marcos Paulo disse que a turma era bem heterogênea o que ajudou nas relações interpessoais. “Nunca é tarde para aprender. Por isso a escola é um ambiente tão importante. Gostaria de agradecer a Elaine, Viviane, Alcilene, Quero agradecer ao empenho dos professores, que são especialistas dedicados, pelas aulas práticas”, conta.

Palavra dos formandos – Os alunos formados na ocasião deram seus depoimentos sobre a conclusão do curso. Raquel Souza Ferreira, de 29 anos, contou que entrou no curso com um objetivo e saiu com outra visão ampla de conhecimento. “O mercado hoje em dia necessita de um técnico em segurança do trabalho, a segurança é extremamente fundamental e as organizações precisam ter essa consciência”.

Outro aluno que concluiu o curso, Jardel Dias de Oliveira, de 26 anos, disse pretende seguir sua carreira em outras cidades em busca de novas oportunidades. “O conhecimento é muito bom e recomendo muito para quem deseja realizar o curso”.

A aluna Marcilene de Oliveira Costa, de 32 anos, conta que o curso no Centep abriu seus horizontes. “Aprendi muitas coisas novas e pretendo me especializar mais. É gratificante saber que posso salvar vidas no meu dia a dia”, conclui.

Já Genésio Simeão da Costa, de 31 anos, disse que gostou muito do curso e que seus objetivos foram alcançados. “Possuo meu primeiro emprego na área e agora pretendo me especializar”, finaliza.

 

Deixe um comentário

Outras Notícias