Search
Close this search box.

Alistamento militar termina no dia 30 de junho

Alistamento militarO alistamento militar termina no dia 30 de junho. Este ano, devem se alistar os jovens nascidos em 1999, e aqueles nascidos de classe anterior a 1999 que não se alistaram no tempo correto, também devem se apresentar em 2017 e ainda pagarem uma multa, para ficarem, assim, quites com o Serviço Militar.

A secretária da 121ª Junta de Serviço Militar, Ana Elisa Corrêa, solicita que os jovens não deixem para se alistarem perto do prazo limite. Além da possibilidade de congestionamento da plataforma online do Exército Brasileiro (www.eb.mil.br), onde as inscrições podem ser feitas, no dia 29 de junho é feriado municipal, o que  ocasiona o não funcionamento da JSM – no dia 30 de junho a Junta funcionará normalmente.

Vale frisar que o alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino. Aqueles que não se apresentarem podem sofrer implicações, que vão desde a proibição de retirar o título de eleitor, tomar posse em cargos públicos, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas.

O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, essas pessoas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à Junta de Serviço Militar para requererem o Certificado de Isenção (CI). Os cidadãos que efetivamente comprovarem que são moradores da Zona Rural de Muriaé deverão se alistar normalmente, porém serão dispensados e receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Para se alistar, é necessária a apresentação da certidão de nascimento, documento de identidade original, comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome e uma fotografia tamanho 3×4 recente (sem brinco, piercing e colar, sendo que o cabelo não deve cobrir a testa e as orelhas). O CPF é desejável, porém não é documento obrigatório para apresentação na Junta, sendo exigido para aqueles que forem fazer o alistamento via internet. “Quem não possui CPF, não consegue fazer o alistamento via internet; somente vindo à Junta”, reforça Ana Elisa.

Ela lembra ainda que, após a inscrição no site do Exército, é necessário que o jovem compareça à Junta para imprimir o Certificado de Alistamento Militar (CAM). “É necessário comparecer à Junta para imprimir o CAM, pois na plataforma online será emitido apenas um registro, o qual, sozinho, não é válido para o cidadão se apresentar no exame de seleção, e não se consegue imprimir esse registro em casa”, explica a secretária Ana Elisa.

Localizada agora no quarto andar da Câmara de Vereadores, a 121ª Junta de Serviço Militar funciona de segunda a quinta-feira, de 7h às 11h e das 13h às 17h; nas sextas-feiras, o atendimento ao público é feito somente na parte da manhã, de 7h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3729-1221.

Deixe um comentário

Outras Notícias