Projetos culturais e esportivos do bairro Padre Tiago ganham nova identidade com a fundação da ASCULT
Associação criada com o apoio do Muriaé Tênis Clube atuará no fortalecimento dos projetos e na busca por recursos junto aos órgãos públicos
Foi oficialmente constituída, na última quarta-feira (4), a ASCULT – Associação de Cultura, Esporte e Lazer do Bairro Padre Tiago. O evento de formalização da entidade aconteceu no Muriaé Tênis Clube e contou com a presença de moradores e participantes dos projetos desenvolvidos no bairro.
Cristiane Barbosa da Silva Souza, presidente da ASCULT, contou que a intenção de criar a Associação surgiu diante dos diversos projetos desenvolvidos no bairro sem o devido incentivo. “Vivemos em um bairro carente, mas que possui diversos projetos esportivos e culturais, como a Quadrilha, Capoeira, Banda Marcial Bernardete Carneiro, entre outros. Sempre tivemos dificuldades de conseguir recursos, fazíamos através de bingos e outras ações, daí surgiu a intenção de criar a Associação, para unificar as demandas e facilitar a busca por estes apoios”, revelou. “Estamos felizes com a conquista e agradecemos a quem veio compor, mesmo de outros bairros. É um passo fundamental para a evolução destes projetos”, completou.
Deivid Josias da Silva, diretor da ASCULT, falou sobre a até então constante falta de representação dos projetos junto ao poder público e a iniciativa privada. “Muitas vezes os participantes dos projetos esportivos e culturais do bairro não tinham quem os representassem, então a Associação surge para isso, buscando melhorias para a comunidade. Será a identidade da comunidade, agregando todas essas atividades, cada uma com seu representante, fazendo com que todos eles ganhem mais força”, revelou.
“O bairro cresceu muito, daí a necessidade da cultura, esporte e cursos profissionalizantes. Mas se tivermos uma associação como essa em cada região, cada bairro da cidade, podemos mudar a visão da cidade sobre essas comunidades. Buscaremos também os incentivos financeiros junto aos governos, para que possamos gerar esse bem-estar para os moradores”, completou Deivid. “Ficamos muito felizes com a criação dessa Associação, quem é do bairro sabe da luta de todos nós por essa identidade, e agora é seguir trilhando nosso caminho para sermos vistos pela cidade”.
O empresário Renato Marques de Almeida, presidente do Muriaé Tênis Clube, falou sobre o apoio à realização do evento, que ocorreu sem custos para a associação. “O MTC tem o histórico de participar ativamente das atividades culturais e esportivas na cidade. Tomamos conhecimento deste projeto e oferecemos o espaço para eles. É um trabalho voluntário, desenvolvido pelos próprios moradores do bairro. Auxiliamos na formalização da entidade, o que foi abraçado por toda a comunidade. Estão previstos cursos profissionalizantes, competições esportivas, e as parcerias, como a do MTC, serão fundamentais”, comentou. “Eles precisavam desse incentivo. A concretização nos deixa até emocionados, pois sabemos da importância social deste projeto, que poderá levar muitos jovens a um caminho mais favorável na vida”, encerrou Renato.