Prefeito anuncia que comércio seguirá com as mesmas regras na próxima semana
Em transmissão ao vivo na noite de quinta-feira (14), após reunião ordinária do comitê da Covid-19 em Muriaé, o prefeito da cidade, Grego, anunciou que, durante a próxima semana, as atividades comerciais permanecerão com as mesmas regras de funcionamento. A decisão vale de domingo (17) a sábado (23), a menos que haja novas deliberações do comitê.
O prefeito voltou a ressaltar a preocupação do comitê em encontrar equilíbrio entre cuidar e zelar pela saúde da população em especial da mais vulnerável, e ao mesmo tempo, atender as necessidades da flexibilização do funcionamento de atividades comerciais no município.
“Para achar o equilíbrio é necessário que a população continue ganhando consciência da importância de ações e atitudes no combate ao coronavírus – em especial o uso constante de máscaras quando não estiver em casa, além de manter o distanciamento. Assim, estaremos contribuindo para frear o contágio da doença”, disse o chefe do Executivo.
Confira outros tópicos da transmissão:
Atendimento virtual a cidadãos com sintomas
O prefeito anunciou um projeto de atendimento virtual para pessoas que sentirem os sintomas da Covid-19. Através de inteligência artificial, a “Bela” dará as instruções ao cidadão de acordo com os sintomas relatados, de forma online. Assim, não haverá necessidade imediata de procurar as unidades de saúde. O projeto conta com o patrocínio do Instituto Votorantim.
Pesquisa aponta possível novo pico da doença para junho
Segundo o secretário municipal de saúde, Dr. Paulo César Oliveira, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mostra a possibilidade de um novo pico de casos da Covid-19 na região por volta do dia 6 de junho. De acordo com ele, outros picos previstos anteriormente só não ocorreram devido às medidas restritivas tomadas desde o início da pandemia.
Situação hospitalar no município
O secretário revelou também que, nesta quinta (14), há 11 pacientes internados com sintomas da Covid-19. Quatro já foram confirmados e um deles está em UTI; dos sete suspeitos, três estão no tratamento intensivo.
Compra de respiradores
Dr. Paulo César também disse que a busca por aparelhos respiradores no mercado está difícil, graças à subida vertiginosa nos valores. “Anteriormente, se comprava um ótimo aparelho por R$ 40 mil. Hoje se encontra aparelhos ruins por R$ 120 mil”, contou.