Eleição da Mesa Diretora da Câmara abre oficialmente Legislatura 2017/2020

DSC_1526
Mesa Diretora é composta pelos vereadores Dr. José Carlos, Celsinho, Carlos Delfim, David Lacerda e Reginaldo Roriz

A primeira sessão ordinária da Câmara de Muriaé, na terça-feira (7), foi marcada pela eleição dos demais membros da Mesa Diretora, já encabeçada pelo presidente Carlos Delfim (vereador mais votado no pleito de 2016), e por um debate entre os vereadores. Durante a reunião também foram apresentadas diversas proposições e aprovados quatro projetos do Executivo.

PRESENÇA DO VICE-PREFEITO – Presente na primeira sessão ordinária da Câmara de Muriaé, o vice-prefeito Dr. Marcos Guarino foi convidado pelo presidente Carlos Delfim para integrar a Mesa Diretora desta reunião, permanecendo na Câmara e acompanhando todos os trabalhos do Legislativo neste primeiro dia de atividade parlamentar de 2017.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA – A chapa única composta por Celsinho (1º vice-presidente), Dr. José Carlos (2º vice-presidente), David Lacerda (1º secretário) e Reginaldo Roriz (2º secretário) foi eleita por 13 votos para preencher a Mesa Diretora da Câmara na gestão 2017. A reunião foi presidida pelo presidente Carlos Delfim, que já havia sido empossado no cargo em 1º de janeiro de 2017, devido ao fato de ter sido o vereador mais votado no pleito de outubro de 2016, como determina o regimento interno da Câmara de Muriaé.

APRESENTAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES E PROJETOS – Foram apresentadas na sessão todas as proposições efetuadas pelos vereadores durante o mês de janeiro de 2017 para serem votadas na próxima reunião, que acontecerá na próxima terça-feira (14). Cinco projetos apresentados pelos vereadores Ademar Camerino, Drª Miriam e Ciso foram lidos e vão à votação na próxima sessão. Além disso, também foram apresentados quatro projetos pelo Executivo que foram à votação e alcançaram a aprovação dos vereadores, todos por 15 votos a favor e uma abstenção.

PROJETOS APROVADOS – Entre os projetos aprovados estava o que autorizou o prefeito Grego a instituir turno único em órgãos e serviços públicos municipais. A medida, que pode ser adotada por tempo determinado, visa gerar economia aos cofres públicos com a diminuição do consumo de água, energia, telefone, entre outros benefícios. Foram aprovados também os projetos que visam à readequação do quadro das funções gratificadas da Fundarte, a correção de ponto específico no Plano de Cargos e Salários do Demsur e a alteração de alguns pontos do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 3.195/2005), a fim de agilizar os serviços e oferecer mais eficiência nos resultados.

DEBATES – Durante a primeira sessão ordinária de 2017, vários vereadores fizeram uso da tribuna por motivos diversos. Jair Abreu, Dr. José Carlos, Evandro Cheroso, Drª Miriam, Helena Carvalho, David Lacerda , Sargento Joel e Júlio Simbra fizeram uso da palavra. O último, como líder do governo, apresentou pontualmente os projetos do Executivo em pauta para votação, justificando-os e explicando a necessidade da urgência. O presidente Carlos Delfim também fez uso da palavra, deixando claro que sua gestão manterá um compromisso firme com Muriaé e com a democracia, proporcionando agilidade na apreciação e votação dos projetos para que a população possa ser assistida com eficiência.

DEFESA DOS DEFICIENTES FÍSICOS – Foi concedida a palavra na tribuna livre a Abrão José de Paula, que vem se empenhando em levantar e apresentar às autoridades de Muriaé as necessidades da população que possui qualquer tipo de deficiência física, principalmente no que diz respeito ao atendimento de saúde e ao acesso a diversos locais da cidade, dentre eles, alguns órgãos públicos. O vereador Reginaldo Roriz fez alguns apartes na fala de Abrão, apoiando suas reivindicações e apresentando propostas significativas, diante de sua experiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que lhe proporcionou conhecer esta questão de forma mais ampla e profunda no estado.

Deixe um comentário


Outras Notícias