Presidente da Câmara poderá ter mandato de dois anos
O Projeto de Resolução nº 1.373/2016, que altera dispositivos da Resolução nº 357 de 2012, do regimento interno da Câmara de Vereadores, prevê um aumento no tempo do mandato do presidente da Casa Legislativa. Do atual um ano, o período passaria para dois anos.
Se aprovada, a medida passará a valer para toda a Mesa Diretora, que é composta pelo 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
O projeto foi protocolado no dia 4 de outubro, dois dias após as eleições municipais. A proposta foi assinada por seis vereadores, sendo quatro deles reeleitos – Devail, Manoel Carvalho e Sargento Joel, incluindo o próximo presidente do Legislativo, Carlos Delfim, que assumirá o cargo em janeiro de 2017, por ter sido o vereador mais votado na eleição do último dia 2. O PL conta, ainda, com a assinatura de Júnior da Civil e Wolnin.
Com uso de uma faixa e também usando a tribuna, algumas pessoas protestaram contra o projeto na reunião de terça-feira (11).
A resolução entra em vigor na data de sua publicação, no entanto, o projeto ainda está sendo apresentado e poderá ir à votação este mês, mas a parte final deverá ficar para o início de novembro, conforme informações repassadas pela Câmara.
PRESIDENTE LICENCIADA – A reunião ordinária de terça-feira foi comandada pelo 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Casa, Ademar Camerino (Pros), que ocupou o cargo interinamente, devido ao afastamento oficial da presidente da Câmara de Muriaé, vereadora Helena Carvalho (PMDB), por 15 dias. Com afastamento temporário da vereadora, durante a sessão foi empossado o 1º suplente do PMDB, Natanael de Souza Freitas.