Polícia Civil inaugura Central de Videomonitoramento e Centro de Inteligência Regional de Muriaé
A Polícia Civil inaugurou a Central de Videomonitoramento e o Centro de Inteligência Regional de Muriaé. As duas unidades funcionam no Centro Administrativo Municipal Presidente Tancredo Neves e trabalharam de forma integrada.
O evento, que aconteceu na noite de quinta-feira (6), durante cerimônia no Centro Administrativo, contou com a presença do chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto, dos deputados Federal e Estadual, Renzo e Braulio Braz, respectivamente, do prefeito Aloysio Aquino, de representantes do Executivo e Legislativo municipais, do Judiciário, da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Muriaé assinou convênio que permitiu à Polícia Civil acessar e controlar as imagens registradas pelas 34 câmeras de segurança instaladas na Central de Videomonitoramento, dando a esta instituição o direito de atuar juntamente à equipe de vigilância, na obtenção de resultados efetivos para o bem-estar da população e o combate à criminalidade.
A sala de imagens conta com profissionais treinados para este tipo de serviço. Os operadores ficam atentos a pontos vulneráveis, informando dados precisos sobre crimes. As câmeras são do tipo “superdome”, com visão de 360 graus, alta definição e zoom ótico de até 35 vezes. Foram instaladas em pontos estratégicos, ampliando a segurança no município e inibindo a ação de criminosos. Desta forma, o monitoramento também auxilia nas investigações policiais.
Já o Centro de Inteligência Regional de Muriaé é uma unidade onde os policiais farão o trabalho de investigação e apuração utilizando, inclusive, as imagens da outra central. Essa unidade funciona em uma sala ao lado da Central de Videomonitoramento e contará com uma equipe da PC composta por um delegado e três investigadores.
O sistema foi implantando em outras cidades do estado e do país e já apresenta resultados, como a diminuição de furtos, roubos e tráfico de drogas. O programa “Segurança com Cidadania” funciona desde 2015 em Muriaé e foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça.