Editorial

O Brasil estará, no dia 2 de outubro deste ano, realizando as eleições para prefeitos e vereadores nos seus 5.570 municípios.

À medida que o dia 2 de outubro vai se aproximando, começa a tendência natural de aquecimento da temperatura proporcionada pelo pleito, com os pré-candidatos e, posteriormente, candidatos procurando fazer o tradicional corpo a copo, distribuindo os seus “santinhos”. Em tempos pré-eleitorais, vale tudo para conquistar a simpatia daquele eleitor ainda indeciso e que pode render algum votinho.

A empolgação com a candidatura, o sonho de se eleger a qualquer custo e até a demonstração de despreparo apresentada por alguns postulantes aos cargos são ingredientes corriqueiros nas campanhas eleitorais. Na luta pelo voto, fica explícito o despreparo de candidatos a vereadores, por exemplo, demonstrando que, parte deles, não tem a exata noção das suas reais funções, caso sejam eleitos para a Câmara municipal e acabam prometendo fazer obras que são da competência do Poder Executivo como calçamentos, muros de arrimo, asfaltamento e prolongamento de rua, esgoto, etc.

Faz parte da democracia a possibilidade de qualquer cidadão candidatar-se a qualquer cargo eletivo, desde que ele cumpra alguns pré-requisitos prescritos na legislação como idade mínima, ter reputação ilibada, ser alfabetizado e estar em gozo de suas faculdades mentais.

Mas também, há de se admitir que em função desse despreparo, uma vez registrada a candidatura, os partidos deveriam se preocupar em promover algum tipo de palestra, não no sentido de capacitar totalmente o postulante, até porque isso seria impossível, mas, pelo menos, para que pudessem lhes passar algumas informações primordiais relativas ao exercício da função e também sobre as suas principais responsabilidades e quais seriam as suas atribuições nos cargos postulados.

Munidos de tais informações, possivelmente, os municípios teriam pessoas mais bem preparadas para exercer a representatividade política, pois candidato mal preparado é sinônimo de um povo mal representado.

Deixe um comentário


Outras Notícias