Saldo positivo: UFJF encerra Pism com maior número de inscritos da história do programa
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou no dia 10, o segundo e último dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024. A edição termina com o registro do maior público já registrado pelo programa, com mais de 43.700 inscrições. As provas foram aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o primeiro balanço divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) após o último dia de prova, o número de ausências foi baixo, assim como no primeiro dia. No domingo, foram 5.891 estudantes faltosos, o que representa 13,47% do total de inscritos. O índice é semelhante ao registrado na edição de 2023, quando o programa contabilizou menos participantes (34.544 inscritos) e uma taxa de ausência no mesmo patamar (13,3%).
Em Juiz de Fora eram esperados 23.101 inscritos e apenas 2.821 (12,21%) não realizaram os exames em um dos dois dias de prova. No caso de Governador Valadares, 7.313 estudantes eram esperados para prestarem o exame e 1.076 (14,71%) faltaram às avaliações. O maior índice percentual de ausências foi registrado em Petrópolis – na cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro eram esperados 4.886 alunos e foi registrada a ausência de 766 pessoas (15,68%).
O candidato que não esteve presente em um dos dois dias de aplicação de provas está automaticamente excluído do concurso.
Vice-reitora da UFJF, Girlene Alves: “A Universidade se organiza para que a gente possa acolher da forma mais cuidadosa” (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
Na avaliação da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, o resultado final após os dois dias de exame foi satisfatório, principalmente se for considerado o recorde no número de inscritos desde o início da realização do programa.
“A Universidade se organiza em uma parte considerável do ano letivo para que, neste momento, a gente possa acolher da forma mais cuidadosa, não só aos candidatos, mas também aos seus familiares. Espero que todos tenham tido a tranquilidade necessária para concluírem esta etapa.”
Durante os dois dias de realização do Pism, candidatos e acompanhantes puderam contar com o apoio da equipe de recepção, que ficou posicionada nos locais de aplicação das provas. A equipe foi formada por 116 pessoas, entre alunos, servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e profissionais terceirizados da UFJF. Os recepcionistas esclareceram informações relacionadas a documentação, critérios exigidos durante a aplicação das provas, além de encaminhar os candidatos aos locais de realização do exame, dentre outros serviços.
Pesos das provas variam de acordo com o módulo
Nas provas dos três módulos do Pism, cada questão objetiva tem valor de um ponto. As questões discursivas valem cinco pontos, cada. A classificação final dos candidatos do Pism III será obtida por meio do somatório das notas conquistadas nos três módulos. Cada ano tem peso diferente na contagem final.
As questões do Módulo I, somadas, valem 120 pontos. Esses pontos são multiplicados por 2 (peso x2). Ou seja, o valor total é de 240 pontos. As questões do Módulo II, somadas, também valem 120 pontos, mas o peso é maior: cada ponto obtido pelo candidato é multiplicado por 3 (peso x3). Dessa forma, o valor total do Módulo II é de 360 pontos.
No último ano, o candidato já escolheu o seu curso e as provas discursivas são direcionadas para a sua respectiva área de conhecimento. Este é o módulo com maior peso: as questões somadas valem 140 pontos, que são multiplicados por 5 (peso x5). Assim, o Módulo III tem valor total de 700 pontos, o que equivale a quase 54% do total de pontos dos três módulos do Pism (1300 pontos). Por isso, é importante que o estudante faça as provas dos três módulos, independentemente de ter obtido um resultado não favorável em algum ano do Pism, uma vez que há chance de recuperação da nota.
Recursos
Pedidos de recurso relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova devem ser protocolados exclusivamente pelo candidato na segunda-feira, 11, para provas dos três módulos, das 9h às 16h. As solicitações devem ser feitas on-line, na Área do Candidato, por meio de formulário próprio.
É importante destacar que o pedido de recurso só será analisado se estiver devidamente preenchido, incluindo as razões específicas para cada questão ou gabarito contestado. Este processo visa garantir a transparência e a justiça na revisão das avaliações, assegurando que as contestações sejam fundamentadas e passíveis de análise pela banca examinadora.
O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 19 de fevereiro de 2024, no site da Copese. Após a decisão final, não cabe recurso.
Divulgação das notas
As notas das provas e o resultado final do Módulo III serão divulgados em 31 de janeiro e 28 de fevereiro de 2024, respectivamente.
Já as notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas em 22 de março de 2024. O resultado final dos exames ficará disponível em 5 de abril de 2024. As informações serão disponibilizadas no site da Copese.