Folia de Reis Estrela de Davi mantém a tradição de mais de 40 anos

A noite de sábado foi diferente para os moradores do bairro Safira, isso porque a Folia de Reis Estrela de Davi se apresentou mais uma vez, agora fechando a temporada de 2023 que começou no dia 24 de dezembro do ano passado. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, a folia é uma festa popular e tradicional brasileira que atrai muitos olhares por causa da sua beleza e representatividade.

A jornada da Folia de Reis Estrela de Davi é uma das festas folclóricas mais emblemáticas da cidade de Muriaé e sempre é acompanhada por centenas de pessoas desde as crianças até os adultos, que participam ativamente de todos os momentos. Nesse ano a jornada visitou 20 casas em Boa Família, 20 em Bom Jesus e 13 casas em Muriaé, e contou com o auxílio do Edital Municipal de Incentivo do Turismo. Com a verba foi possível adquirir os uniformes, as coroas e as roupas dos palhaços.

Segundo o responsável pela Folia, Wilson Baldino da Silva, há mais de 40 anos o grupo leva alegria, cultura e religiosidade por onde passa. “Para nós é uma cultura muito forte. Tenho um motivo pessoal para manter essa folia, minha irmã não andava até os 22 anos, e a promessa dos Santos Reis colocou ela de pé. Além disso levarmos muita alegria para todos os devotos que acompanham a nossa jornada”, afirmou.

Wilson ainda disse que é preciso levar essa cultura mais perto das crianças. “Nós temos que formar os pequenos na base, nenhuma jornada pode acabar. São muitas histórias, muitas conquistas e multa cultura, por onde passamos. Queremos também agradecer a todos que abriram as suas casas para nos receber, visitamos mais de 50 casas e fomos muito bem recebidos”, acrescentou.

O Folia de Reis possui um caráter cultural e religioso e está associada aos três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belquior) que conforme mencionado na Bíblia Sagrada, vieram ao encontro de Jesus Cristo durante seu nascimento, guiados por uma estrela no céu. Os Magos presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra, representando a realiza, a divindade e a imortalidade, respectivamente. Segundo a história, cada um deles possuía uma cor de pela, negra, morena e branca, significando toda a humanidade.

No Brasil, é muito comum o grupo de festejo além de passar pelas ruas, visitar casas para cantar e fazer e orações. As famílias oferecem comida aos integrantes, que agradecem, e logo seguem para o próximo destino.

Deixe um comentário


Outras Notícias