“Missão cumprida”, afirma tenente-coronel Nazário, que deixa o comando do 47º BPM

“Missão cumprida”, afirma tenente-coronel Nazário, que deixa o comando do 47º BPM devido à aposentadoriaApós três anos à frente do comando do 47º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Cláudio Nazário da Silva Machado deixa o cargo, ao entrar para a reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. O oficial ingressou na PMMG em 1989, no Curso de Formação de Oficiais. Nazário é formado em Direito e pós-graduado em Segurança Pública.

Natural de Juiz de Fora, mas radicado em Mar de Espanha, o militar assumiu o comando do 47º BPM, responsável pelo policiamento de Muriaé e mais 17 municípios da região, no dia 6 de março de 2013. Neste período, destacam-se, sob seu comando, ações operacionais de combate à criminalidade – principalmente a criminalidade violenta – de grande relevância e também projetos sociais, além da busca pela aproximação da polícia com a sociedade. “Saio com a consciência tranquila de que tudo que pôde ser feito, foi feito, e que houve resultados significativos, não só na redução da criminalidade, mas, principalmente, na implementação de projetos sociais”, afirma o tenente-coronel. Antes de assumir a unidade de Muriaé, o militar comandou, por 11 anos, a 6ª Companhia Independente da PM, em Leopoldina.

Entre os projetos de cunho social, o oficial enumera a “Turma do Legalzinho” – o teatro de fantoches da PM -, o “Trânsito – Uma questão de educação”, o “Escalada da Cidadania”, que acontece em parceria com a Prefeitura de Muriaé, Ações Cívicos-Sociais (Aciso), “Caravana Guardião da Divisa”, o Baile da Gala do 47º BPM e Concerto de Natal (que, inclusive, já fazem parte do calendário de eventos da cidade), campanha de doação de sangue, passeio ciclístico, caminhada pela paz, entre outros. “Essas ações me deixam satisfeito de poder sair com a consciência de dever cumprido, de que foi útil à sociedade de Muriaé, a qual também, agora, sou ‘filho’”, ressalta Nazário.

Outro ponto que mereceu destaque durante o comandante Nazário foram as estratégias para combater a criminalidade. Quando chegou a Muriaé, em 2013, os índices eram desfavoráveis. “Chegamos em um cenário adverso. Havia um aumento da criminalidade, principalmente a violenta. Depois de um trabalho  árduo e irmanado com os promotores da cidade, aos quais agradeço pela parceria, conseguimos, ano após ano, reverter esse quadro. Inclusive, em 2015 tivemos os melhores índices de redução da criminalidade da região. De todos os Batalhões que compõem a 4ª Região de Polícia Militar, sediada em Juiz de Fora, o melhor índice de redução de criminalidade foi do nosso Batalhão. Aliás, o único Batalhão que reduziu esses índices foi o nosso”, destaca.

O tenente-coronel Nazário elogia a tropa e afirma que os militares de Muriaé são “fantásticos e muito profissionais”. “Esta talvez tenha sido a minha maior satisfação: ter trabalhado com uma tropa tão abnegada, devotada; profissionais extremamente valorosos, que não medem esforços para dar respostas aos crimes que ocorrem e justamente para se criar um ambiente seguro para todas as pessoas”, enfatiza.

Agora, após 30 anos de serviços prestados à PMMG, o plano é descansar e ficar junto à família. “Vou aproveitar para descansar um pouco, recuperar as energias, mas, sobretudo, de dedicar-me integralmente à família. Nós que trabalhamos na função de comandante de Batalhão, temos uma carga de trabalho muito pesada e uma dedicação intensa, e muitas das vezes deixamos a família em segundo plano. Eu tenho, de certa forma, uma dívida com os meus familiares”, diz.

O oficial conta que, a princípio, quando ainda comandava a 6ª Companhia, o intuito era encerrar a carreira naquela unidade, mas que, devido à decisão do comando da 4ª Região naquela época, foi transferido para Muriaé. “Quando fui promovido a tenente-coronel, a expectativa era de ficar lá [em Leopoldina], mas fui chamado pelo comando da região à época, dizendo que precisava dos meus serviços aqui na cidade. Hoje falo de uma maneira bem tranquila: foi a melhor coisa que me aconteceu. Aqui pude me realizar profissionalmente e conheci pessoas fantásticas. Saio realizado profissionalmente e pessoalmente muito feliz. A minha missão foi cumprida”, finaliza.

NOVO COMANDANTE – O novo comandante do 47º BPM será o tenente-coronel Raniere Márcio da Cruz, que atualmente está à frente da 6ª Companhia Independente, em Leopoldina. Muriaeense, o novo comandante, antes de assumir a Companhia de Leopoldina, ainda como major, ocupava o cargo de subcomandante da unidade em Muriaé.

Deixe um comentário


Outras Notícias