47º BPM apresenta balanço das ações realizadas em 2016

Dados foram apresentados pelo subcomandante do 47º BPM, tenente-coronel André
Dados foram apresentados pelo subcomandante do 47º BPM, tenente-coronel André

As ações e resultados da Polícia Militar em Muriaé e na região, realizadas em 2016 pela Polícia Militar, foram apresentados à imprensa na manhã de quarta-feira (28), pelo subcomandante do 47º Batalhão, tenente-coronel André. Os dados apresentados se referem ao período de 1º de janeiro a 20 de dezembro.

No balanço geral, apesar de um leve acréscimo nos crimes violentos em relação ao ano passado, os índices se encontram abaixo da linha limite em relação aos últimos quatro anos. Na área do 47º BPM (que abrange Muriaé e mais 17 municípios e uma população de 256 mil habitantes), o número de crimes violentos subiu de 334 em 2015 para 401 em 2016, porém, segundo a PM, esse índice ainda está abaixo da média dos últimos anos. Entre as modalidades criminosas violentas que mais se destacam está o roubo, que lidera o ranking dos crimes violentos mais frequentes na região (70,57%).

Mesmo com esse leve aumento no comparativo ao ano passado, na área da 4ª Região de Polícia Militar, o 47º Batalhão possui o segundo melhor aproveitamento no que tange a roubos consumados, por exemplo.

Já especificamente em Muriaé, a Polícia Militar registrou 217 crimes violentos em 2016, enquanto que em 2015 foram 186. Apesar do acréscimo em relação ao ano passado, o índice também se encontra abaixo da média dos últimos quatro anos (238,4). Em relação a homicídios consumados, a PM registrou 15 na cidade e um total de 48 em toda a área do Batalhão.

Entre as estratégias adotadas para diminuir a criminalidade estão a realização da Operação “Cavalo de Aço”, que consiste na abordagem de motocicletas com dois indivíduos em atitude suspeita (segundo a PM, muitos crimes são cometidos com a utilização de motocicletas, ocupada por duas pessoas); a identificação de autores dos crimes; a realização de um mapeamento criminal; e o emprego dos policiais que atuam no administrativo para trabalharem no policiamento ostensivo, dando um reforço ao efetivo empregado nas ruas.

Outros fatores positivos que influenciaram na atividade de policiamento ostensivo, apontados pelo subcomandante, tenente-coronel André, estão a participação da comunidade com denúncias, o envolvimento da sociedade organizada em atividade de prevenção criminal, a motivação dos policiais militares, a parceria e o trabalho integrado com outros órgãos do sistema de defesa social e com a imprensa.

Entre as ações a serem implantadas em 2017 estão a ampliação da participação comunitária em atividades de prevenção criminal, potencializando reuniões para discussão e busca de solução conjunta aos problemas de segurança pública locais; aumentar o alcance do policiamento rural; levar a 76ª Companhia, atualmente localizada próximo ao Sindicato Rural, para a Praça João Pinheiro, Centro, onde funcionava o antigo Centro Municipal de Vacinação; desenvolver novos projetos junto à comunidade, voltados para o incentivo à prevenção criminal; reforçar a atuação da PM, em parceria com a Prefeitura de Muriaé, na fiscalização do trânsito urbano e no desenvolvimento de projetos de educação para o trânsito nas escolas; recompor o efetivo e a frota; e buscar junto à comunidade ações de valorização do trabalho dos policiais militares.

OUTROS RESULTADOS DE 2016 DO 47º BPM:
– Em 2016, a PM efetuou 3.345 prisões, sendo 135 em decorrência de crimes violentos;
– A PM registrou 257 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas;
– Foram apreendidas 235 armas;
– Dos 177 veículos furtados, 131 foram recuperados, o que equivale a 74%.

Deixe um comentário


Outras Notícias