Search
Close this search box.

36ª subseção da OAB e o Curso de Direito do UNIFAMINAS promovem Semana Jurídica e homenagem ao Dia do Advogado

O Centro Universitário UNIFAMINAS, a 36ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Centro de Estudos Jurídicos “Manoel Lisboa Júnior” realizaram, durante solenidade, na noite de quarta-feira (9), a abertura da Semana Jurídica e homenagens em virtude do Dia do Advogado, comemorado, oficialmente, no dia 11 de agosto.

Após a composição da mesa, o UNIFAMINAS e a OAB fizeram homenagens aos profissionais, enalteceram a figura do advogado, que luta a favor da administração da Justiça. Entre os componentes da mesa, estava o Pró-reitor de Administração do UNIFAMINAS, professor Eduardo Goulart Gomes; o presidente da Seccional de Minas Gerais da OAB, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; o presidente da 36ª Subseção da OAB, Paulo Sérgio Pires do Amaral; o vice-presidente da 36ª Subseção da OAB, José Márcio de Oliveira Bastos; a coordenadora do Curso de Direito do UNIFAMINAS e diretora do Centro de Estudos Jurídicos da OAB, Ms. Margarida Maria Espósito dos Santos; a diretora dos Institutos UNIFAMINAS, professora Roberta Freitas Gouvêa; o Juiz de Direito, André Ladeira Rocha Leão; o prefeito de Muriaé, Grego; e o presidente do Centro de Estudos Jurídicos “Manoel Martins Lisboa Júnior”, Cristiano Chaves Rodrigues.

Os agraciados na noite foram os profissionais Newton Freitas Silva de Resende, que recebeu a medalha Dr. Jarbas Ladeira; o Advogado do Ano, Jecy Antônio Fogal, que recebeu o Troféu Hélio Abelardo de Barros Tostes; a advogada Lígia D’Ávila Siqueira que recebeu uma homenagem póstuma ao advogado Bruno Villas Siqueira; e, com o título de Serventuário do Ano, o bacharel Joaquim dos Santos Pedrosa Portes.

O pró-reitor do UNIFAMINAS falou durante a abertura da cerimônia para os acadêmicos e convidados. “Espero que todo o público participante desta Semana Jurídica aproveite esta oportunidade concedida. Os palestrantes, experientes pessoas do meio, estarão repassando seu vasto conhecimento”, disse.

Sobre o planejamento da Semana Jurídica, a Profª. Ms. Margarida Maria Espósito, coordenadora do curso de Direito do UNIFAMINAS, falou sobre as parcerias feitas, em 2017. “Neste ano, tivemos a presença da OAB, que representa toda a nossa classe, formando uma parceria significativa e importante. Com a presença da Ordem, elaboramos um programa em que se privilegiou o tema do Direito e os novos paradigmas, além de realizar as homenagens aos profissionais dentro do ambiente acadêmico. Houve, também, uma excelente adesão dos nossos alunos, o que superou nossas expectativas. O que se objetiva com esse evento é propiciar o debate e trazer a lume as mudanças que vêm ocorrendo no cenário jurídico brasileiro”, finalizou.

O advogado Paulo Sérgio Pires, presidente da 36ª Subseção da OAB, em conversa com o jornal A Notícia, falou sobre a Semana Jurídica e sobre as homenagens ao Dia do Advogado. “É uma alegria muito grande. Nós temos hoje três fatos a registrar: o primeiro é a conquista de um antigo sonho da classe que é a inauguração da Sala do Advogado “Dr. Fernando Caldas”, na Comarca de Eugenópolis; o segundo fato trata-se das homenagens ao Dia do Advogado que a OAB de Muriaé realiza há muitos anos; e, o terceiro, é esta parceria do UNIFAMINAS com a OAB nesta Semana Jurídica, com palestras variadas”, contou.

O presidente da Seccional de Minas Gerais da OAB, Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, também falou a respeito do Dia do Advogado e sobre o trabalho da 36ª Subseção da OAB, em Muriaé. “A subseção de Muriaé é uma das mais importantes dentre as 231 de Minas Gerais. É uma subseção que se destaca pela quantidade e qualidade dos advogados que atuam na cidade. Estamos muito felizes com o trabalho da atual diretoria, além da infraestrutura no geral. Nesta semana, também é importante saudar nossos colegas de profissão e uma mensagem de esperança aos alunos”, disse.

Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves falou sobre a inauguração da Sala dos Advogados na Comarca de Eugenópolis. “Não havia uma sala de apoio para que os advogados trabalhassem com tranquilidade. Hoje, a Comarca de Eugenópolis possui uma sala com computadores e acesso à internet para que os advogados possam exercer suas atividades e atender seus clientes. Nós estamos mudando de patamar em termos de espaço no Fórum de Eugenópolis”, contou.

Na cerimônia, foram entregues as carteiras profissionais aos advogados: Ana Luísa Granda Torres Pereira, Dayane Nogueira Soares de Paula, Denis Nogueira Arena, Drieli Pedrosa Silva, Eliane Aparecida Roriz Alves, Natália Albergaria Abreu, Raquel Marinho Ávila, Ronan Rangel Bahia, Talita de Freitas Guarçoni e Tiago Martins Ornelas.

Também fizeram parte da cerimônia, ocupando lugares de honra, a secretária geral da 36ª Subseção da OAB, Simone Martins Gomes Muniz; o secretário geral adjunto da 36ª Subseção da OAB, Cândido José Monteiro de Castro Neto; o diretor tesoureiro da 36ª Subseção da OAB, Túlio Santos Sigilião Ribeiro; a conselheira subseccional e ex-presidente da 36ª Subseção da OAB, Ana Paola Medeiros de Oliveira Carneiro; o conselheiro da 36ª Subseção da OAB, Rafael Ricardo do Carmo; as diretoras do Centro de Estudos Jurídicos “Manoel Martins Lisboa Júnior”, Graziela Machado Porcaro Almeida e Márcia da Consolação Silveira; o presidente da 6ª Subseção da OAB de Cataguases, Márcio Fachini Garcia; o presidente da 221ª Subseção da OAB de Pirapetinga, Paulo Felipe Pacheco; o delegado regional da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé, Alessandro Amaro da Mata, representado pelo delegado Rangel Martino de Oliveira Paiva; e o comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel, Joedson Flaviano Gomes, representado pelo tenente Reinaldo Felipe Féres Laviola; o diretor jurídico da Câmara Municipal de Muriaé, representando o Poder Legislativo, Francisco Carvalho Corrêa; e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Muriaé, Leandro Latini da Veiga, representado por Keila Cristina de Souza da Mata.

Programação da Semana Jurídica:

Quinta-feira (10): Colaboração Premiada – Feita pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Dr. Rogério Filipetto de Oliveira

Sexta-feira (11): as palestras – O “Sistema de Precedentes no Brasil e sua relação com o Contraditório Dinâmico. Estamos fazendo a coisa certa?”, ministrada por Luiz Gustavo Levate, professor e procurador do município de Belo Horizonte;

“O Marco Regulatório da Educação Jurídica Brasileira”, feita por Tarcizo Roberto Nascimento, professor e gerente das Comissões do Conselho Federal da OAB.

Confraternização por adesão: AABB – Banda Marofagy

 

 

Deixe um comentário

Outras Notícias