Search
Close this search box.

2º Copa de Marcha

 

2º Copa de Marcha do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região

 

No último sábado (3), o Parque de Exposições Lael Varella foi palco da 2º Copa de Marcha organizada pelo Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região (NCCMM).

Com apoio do Sindicato Rural de Muriaé e Chancela da Mangalarga Marchador, o evento contou com 15 categorias, premiação de R$10 mil em dinheiro, arbitragem de Márcio Meirelles Leite, além de concurso para controlados, amazonas e mirim.

Margareth Heloise, proprietária do Haras Águia Dourada e presidente do Núcleo de Criadores, disse que foi uma grande alegria poder realizar a 2ª Copa de Marcha.

“Após um período sem realizar atividades, o NCCMM ressurge com um evento grandioso. Em apenas um dia, nesta 2º Copa de Marcha, conseguimos reunir animais de excelente qualidade genética e criadores de diversas regiões. Estou muito satisfeita com o sucesso do evento, que superou nossas expectativas. Aproveito a oportunidade para agradecer, primeiramente a Deus, minha família, meu marido, meus filhos e todos àqueles que sempre nos prestigiam, que gostam de vir a Muriaé, participam dos nossos concursos, dos nossos eventos, das nossas confraternizações e compartilham conosco este amor pelo cavalo. Vale dizer que estamos sempre procurando fazer o melhor possível, convidando árbitros reconhecidos pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), recebendo e atendendo as demandas dos tratadores, peões e todos aqueles que trabalham para alcançar o sucesso do evento e para a credibilidade do NCCMM”.

Margareth Heloise também aproveitou a oportunidade para frisar que a próxima Copa de Marcha acontecerá em setembro de 2019, mesma data da Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé. “Excepcionalmente, este ano, ela aconteceu no mês de novembro. Além da Copa de Marcha, teremos ainda, em 2019, a Exposição de Inéditos, com animais que nunca foram premiados, que acontecerá em fevereiro e reunirá criadores de Muriaé e região, além da tradicional Exposição Especializada que acontece, anualmente, em abril”.

Segundo, Henrique Aquino, presidente do Sindicato Rural de Muriaé, apoiar a 2º Copa de Marcha do NCCMM é de extrema importância para o agronegócio da cidade e da região. “Sem dúvida, este é mais um belíssimo evento apoiado pelo Sindicato e que já faz parte do nosso calendário anual. A raça Mangalarga Marchador atrai criadores da região e contribui para o desenvolvimento do setor. Aproveito a oportunidade para parabenizar a presidente do NCCMM, Margareth Heloise, pelo brilhante trabalho e para dizer que, no ano que vem, o Sindicato Rural de Muriaé apoiará a Exposição de Inéditos, a Exposição Especializada e 3ª Copa de Marcha”.

Lael Varella Filho, precursor da raça em Muriaé, também elogiou a organização do evento. “Minha família foi pioneira na criação do Mangalarga Marchador, começando a atividade no início dos anos 1980. Hoje, com muito orgulho, podemos perceber que, a cada dia, a raça vem crescendo a passos longos, principalmente quando marcamos presença em eventos como este e nas Exposições Especializadas”.

De acordo com Márcio Meirelles Leite, árbitro da 2ª Copa de Marcha, o julgamento se faz nos moldes do regulamento da ABCCMM. “Os animais são separados em machos e fêmeas e julgados em suas respectivas categorias, que vão do “Cavalo Júnior” ao “Cavalo Sênior”, posteriormente, são escolhidos os campeões macho e fêmea e, ao final, o campeão dos campeões. Além do troféu e do título, os criadores recebem também uma premiação em dinheiro, o que incentiva, ainda mais, a participação nos próximos eventos. Gostaria de agradecer a oportunidade por estar, mais uma vez, em Muriaé, cidade que já é conhecida pela tradicional criação e pelo fomento da raça Mangalarga Marchador”.

Agnaldo Machado de Andrade, técnico de registro genealógico da ABCCMM, pela primeira vez em Muriaé, disse que o evento foi muito bem estruturado. “Muriaé possui uma tradição no setor e, por isso, já esperava por um número expressivo de animais de alta qualidade. Aproveito a oportunidade para agradecer toda a diretoria do NCCMM pelo convite, aos criadores e todos aqueles que compareceram. Foi muito gratificante para mim”.

Universal Elfar – O garanhão da raça Mangalarga Marchador, Universal Elfar, enviado pelo seu dono Magdi Shaat, como um presente ao Núcleo de Muriaé, marcou presença na 2º Copa de Marcha.

Com o objetivo de angariar fundos para as ações do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região, as coberturas do animal estão à disposição dos criadores, associados ou não. “Aceitar o presente de Magdi Shaat foi uma forma que o NCCMM encontrou de ofertar aos criadores da região uma genética de alta qualidade a um preço acessível. Aqueles que tiverem interesse em adquirir uma cobertura, podem entrar em contato com a diretoria do Núcleo, que proporcionará aos criadores de Muriaé e região a possibilidade de adquirir uma excelente genética em seu plantel”, conta Margareth Heloise.

Deixe um comentário

Outras Notícias