Search
Close this search box.

1º Simpósio de Cirurgia Ortognática é realizado em Muriaé

O 1º Simpósio de Cirurgia Ortognática foi realizado no Memorial da Fundação Cristiano Varella, na noite de sexta-feira (8), e contou com palestras ministradas por profissionais da área odontológica de Muriaé e região.

Os temas abordados durante o evento, que teve apoio da InterFix Medical e do Instituto Mineiro de Odontologia (IMO), foram: Planejamento Digital da Cirurgia Ortognática; Tratamento Ortodôntico e Cirúrgico de Problemas Verticais, Transversais e Sagitais; Preparo Ortodôntico; Técnicas Cirúrgicas; e Cefalometria e Diagnóstico 3D.

Jorge Rodrigues, cirurgião dentista, reconhecido como referência nas áreas de Cirurgia Buco Maxilo Facial e Ortodontia, responsável pela organização do 1º Simpósio de Cirurgia Ortognática, disse que o evento contou com oito palestrantes divididos entre cirurgiões e ortodontistas.

“A ideia do simpósio foi mostrar para nosso público alvo, que são, em sua maioria, dentistas de Muriaé e de várias cidades da região, as atualidades sobre a Ortodontia e a Cirurgia Buco Maxilo Facial, que pode trazer grande melhoria na vida das pessoas, tratando doenças da cavidade bucal, face e pescoço, como traumatismos e deformidades ósseas. Cirurgias deste tipo são realizadas em nossa cidade, mais precisamente no Hospital São Paulo e na Fundação Cristiano Varella”, conta.

Os palestrantes que, em sua maioria, vieram de Belo Horizonte e Juiz de Fora, foram: Adriana Alkimim, Breno Nogueira, Ernesto Rodrigues, Guilherme Nogueira, Jener Frade, Jorge Rodrigues, Renato Baião e Clarissa Rodrigues.

Um dos palestrantes, o dentista Guilherme de Paula Nogueira, de Juiz de Fora, disse que as palestras tinham como objetivo falar sobre as cirurgias de pacientes que possuem alguma alteração na mandíbula. “São pessoas que possuem a mandíbula um pouco para trás ou um pouco para frente, por exemplo, e, por isso, não mordem corretamente  o que resulta em problemas articulares e musculares. Dessa forma, é uma cirurgia tanto para alcançar a harmonia facial, no âmbito da estética, quanto funcional, para que estas estruturas funcionem corretamente”, explica.

De acordo com Guilherme, atualmente, é possível realizar este tipo de cirurgia em ambientes hospitalares com a cobertura do plano de saúde do paciente. “Pelas normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano deve cobrir este tipo de cirurgia, que necessita de internação e anestesia geral”, conta.

Também palestrante, o dentista Ernesto Rodrigues, disse a ideia foi trazer profissionais de fora da cidade para capacitar os demais cirurgiões dentistas da região para promover este benefício para a população. “Aproveito a oportunidade para agradecer à equipe da Fundação Cristiano Varella por ter cedido toda a sua estrutura para que fosse possível a realização do evento e à InterFix Medical, empresa que nos ajudou a trazer os profissionais para Muriaé”, diz.

O empresário, Roberto Da Mata Filgueiras, da InterFix Medical, disse que a empresa trabalha com o ramo de distribuição de implantes cirúrgicos desde 2009 em Muriaé. “Nós atendemos toda a Zona da Mata mineira. A empresa é especializada em distribuir materiais para neurocirurgias, cirurgias da coluna vertebral, cirurgia buco maxilo facial, correções de traumas ortopédicos, além da cirurgia ortognática, que foi apresentada neste simpósio, e outros implantes. Preocupamos muito com a qualidade e com a segurança dos produtos e possuímos um portfólio completo de atendimento na região, além do pronto-atendimento que cirurgias deste tipo exigem. Aproveito para agradecer todos da organização do evento, incluindo os profissionais Jorge e Ernesto Rodrigues e aos demais cirurgiões presentes. Estamos muito felizes com esta parceria”, conta.

Henrique Neto, professor de Cirurgia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participou do evento e disse que ficou feliz por ter recebido o convite deste 1º Simpósio de Cirurgia Ortognática. “Foi uma honra por ter sido convidado por esta equipe, que tem experiência ampla em ortodontia, e por terem confiado em meu trabalho para ministrar uma das palestras nesta noite. Acredito que a ideia principal do simpósio foi alinhar o trabalho do ortodontista com o cirurgião e facilitar a comunicação entre essas duas especialidades em prol da saúde do paciente”, conta.

Daniela Cardilo, cirurgiã dentista e professora da Unifaminas, disse que as palestras foram de grande valia tanto para os profissionais quanto para os alunos do curso de Odontologia. “É muito importante promover esta interação de profissionais renomados, sejam eles cirurgiões ou ortodontistas, juntamente com os acadêmicos para falar sobre novas técnicas e atualizações. É uma excelente oportunidade para que os estudantes mergulhem neste ambiente de conhecimento, compreendendo, passo a passo, o tratamento dos pacientes”, conta.

Deixe um comentário

Outras Notícias