Workshop sobre elaboração de adereços e fantasias carnavalescas

DSC_0177O carnavalesco Clebio Freire de Freitas, da Escola de Samba Palmeirinha, do Rio de Janeiro, esteve em Muriaé no final de semana para ministrar o “III Workshop de Elaboração de Adereços e Fantasias Carnavalescas”. Organizado pelo também carnavalesco Carlinhos Scarleth, o workshop visa aprimorar a criação e confecção de fantasias e adereços carnavalescos na cidade.

Durante três dias de workshop – o evento, que foi realizado no Salão Paroquial Padre Tiago, no bairro Santa Terezinha, começou na última sexta-feira (27) e terminou na tarde de domingo (29) – foram produzidas quatro fantasias, sendo duas de musas e uma de casal de mestre-sala e uma de porta-bandeira. Quem participou do workshop pôde aprender sobre o corte dos tecidos, a parte técnica de adereços e pedrarias, a colocação de plumagem e a finalização de ferragens. “Enfim, é um curso completo. O que foi feito aqui em Muriaé foi a nível de Rio de Janeiro. Fiquei surpreendido pelo empenho da comunidade. Fiquei muito satisfeito com o resultado, o acabamento das fantasias e adereços e a força de vontade dos participantes”, afirma Clebio, citando, ainda, que a confecção de adereços pode se tornar uma fonte de renda para os artesãos. A secretária municipal de Turismo, Ana Lúcia Dutra Rodrigues Carvalho e a secretária municipal de Obras Públicas, Miriam Facchini, no momento licenciada do cargo, estiveram presentes na abertura do evento.

Esta é a segunda vez que Clebio vem a Muriaé. “Ano passado eu participei desse evento e surgiu o convite para que em 2016 eu pudesse participar do carnaval do Santa Terezinha e fizesse sua produção. Com o sucesso desse carnaval, surgiu o convite para ministrar esse workshop”, relata o carnavalesco, que contou com a assistência de mais quatro profissionais,  Joana D’arc, Raquel Duleg, Quinho do Ogum e o carnavalesco muriaeense, Romário Sales, durante o evento.

Cerca de 40 pessoas participaram do workshop. Odília Maria da Conceição, moradora do Santa Terezinha, participou do curso pela segunda vez. Segundo ela, o workshop é “muito proveitoso”. “Se tiver outro, eu farei novamente. Cada curso é um curso diferente. Nele, aprendemos sobre coisas que podemos empregar no nosso dia a dia, para ganhar um dinheiro extra e ajudar a nossa comunidade na época do carnaval. Estou pronta para ajudar a minha comunidade”, diz. Ao final, foi entregue um certificado aos participantes.

O organizador, Carlos Scarleth, agradece a participação dos moradores do bairro Santa Terezinha, do prefeito Aloysio Aquino, do presidente da Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha, Cláudio Roberto Ventura, o presidente da Escola de Samba Unidos do São Joaquim, Adílio Silva, aos carnavalescos da Unidos do São Joaquim que participaram do curso, Alex Silva e Joice Santos, a advogada Jussara Cambraia e a todos que contribuíram com a realização do evento.

O workshop contou com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Turismo Alcyr Pires Vermelho, da Prefeitura de Muriaé, da Fundarte e da Liga Carnavalesca de Muriaé (Licamur).

 

Deixe um comentário


Outras Notícias