UPA de Muriaé será credenciada como instituição federal a partir de 2022

A partir de janeiro de 2022 a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Muriaé será credenciada como instituição federal. A informação foi dada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino, durante entrevista ao programa “Jornal Municipal”. Ele afirmou que o credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (27). Assim, a unidade passará a receber R$ 2,5 milhões ao ano, com aportes da União.

De acordo com Dr. Marcos, a partir do ano que vem as despesas de custeio mensal da UPA serão de responsabilidade  compartilhada, de forma tripartite entre União, Estado e Município. O secretário aproveitou para fazer um balanço dos atendimentos da unidade UPA de Muriaé e destacou que em 2021 foram realizados mais de 37 mil atendimentos.  Marcos Guarino ainda afirmou que já estão sendo realizados estudos para ampliar os serviços oferecidos na unidade.

De acordo com o site da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

As UPAs 24h oferecem estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

A UPA de Muriaé fica na Rua Itagiba de Oliveira, 445, na Barra. O telefone é: (32) 99939-2771.

Deixe um comentário


Outras Notícias