UNIFAMINAS promove evento “Outubro Urbano” e muda rotina da Barão do Monte Alto

Acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIFAMINAS participaram, durante todo o sábado (19), do evento “Outubro Urbano”. Idealizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), o evento foi uma intervenção urbana em Urbanismo Tático para apresentar à comunidade em geral a importância do profissional Arquiteto e urbanista para o Planejamento Urbano, além de demonstrar intervenções que podem promover a melhoria do espaço urbano, devolvendo os espaços às pessoas e aquecendo o comércio local.

Para o evento, a Rua Barão do Monte Alto foi fechada para o trânsito de veículos, permitindo um olhar diferenciado da população local. “A ideia foi trazer o sentimento de pertencimento e uso da cidade para os moradores, pois às vezes passamos pelas ruas e não reparamos a arquitetura e o urbanismo da cidade, então fechamos o espaço para os carros para que os pedestres pudessem realmente comtemplar a cidade, além de mostrar o trabalho do profissional arquiteto e urbanista”, explicou a professora do UNIFAMINAS, Anna Elisa Martins, que esteve à frente da organização do projeto em Muriaé.

Além da demonstração de mobiliários exclusivos, o evento também trouxe diversos minicursos para a população, abordando temas diversos, como desenho, ukulele e slime, sem contar as apresentações de música ao vivo e a presença de food truck’s.

O projeto teve início nos estudos de uma aluna do 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAMINAS, Ágata Santos Apolinário de oliveira, para sua Monografia, orientada pela Coordenadora e professora Regina Coeli Gouveia Varella. A rua escolhida para a realização da intervenção projetada pela aluna foi a Rua Barão do Monte Alto, no Centro da cidade, rua esta com grande número de instalações de estabelecimentos de comércio e serviços. Assim o primeiro órgão a ser procurado para pesquisas foi a Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Secretaria de Obras Públicas e da Secretaria de Planejamento Urbano que coincidentemente já estavam pensando em uma intervenção no mesmo espaço urbano, assim realizou-se uma pequena reunião local para discussão sobre o tema, da qual também participou o DEMUTTRAN, Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, e verificou-se a viabilidade desta intervenção.

De acordo com a aluna Glicéria Maria Cirelli Lopes, estudante do 6º período de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAMINAS, foi proposta a criação de um espaço onde as pessoas pudessem conviver e socializar. “Criamos um mobiliário de paletes, com formato de ondas, representando a mudança por qual a rua passaria. Foi um projeto desenvolvido por quase três meses e hoje pudemos contemplar esse sucesso, o que nos deixa muito felizes”, contou a acadêmica.

Deixe um comentário


Outras Notícias