UNIFAMINAS apresenta mais de 300 projetos durante 16ª edição do ENIC
O Centro Universitário UNIFAMINAS sediou, na quarta (23) e quinta-feira (24), a 16ª edição do Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação (ENIC). Neste ano, 334 projetos de pesquisa foram apresentados no evento, por alunos de 20 instituições de ensino de toda a região. A programação contou ainda com palestras e minicursos.
De acordo com Alexandre Bittencourt, coordenador de Pesquisa do UNIFAMINAS, foram apresentados trabalhos nas áreas de ciências biológicas e saúde, ciências exatas e da Terra, ciências sociais aplicadas, englobando os 17 cursos da instituição. “São os resultados de projetos desenvolvidos durante 2018 e 2019. Tivemos, ao final, a escolha dos 40 melhores e dos dez melhores trabalhos”, revelou.
A bióloga Alice Muglia, que possui mestrado e doutorado em Oncologia e pós-doutorado em Imunologia foi uma das palestrantes. Segundo ela, a pesquisa científica tem importância fundamental na formação profissional dos acadêmicos. “Se hoje vivemos melhor que há 10, 20 anos, foi porque pessoas pesquisaram e aprenderam coisas novas. Na formação profissional, a pesquisa é muitas vezes vista como uma forma de seguir a carreira acadêmica, mas em todas as áreas ela é importante na geração de novas tecnologias, permitindo a adaptação dos profissionais ao mercado de trabalho e trazendo o questionamento sobre procedimentos que podem ser aprimorados”, avaliou. “Agradeço aos organizadores do evento, principalmente ao professor Alexandre Bittencourt pelo convite. Foi um prazer falar aos alunos hoje”, completou Alice.
Acadêmicas do curso de Farmácia do UNIFAMINAS, Aline Moreira de Andrade e Janaína Testa Aleixo apresentaram quatro trabalhos durante o evento. Dois deles relacionados a medicamentos – metformina e dipirona – e outros dois sobre plantas medicinais e fitoterápicos. Segundo elas, os trabalhos foram desenvolvidos tanto nos laboratórios do UNIFAMINAS quanto em farmácias da região. “O ENIC é uma forma de aprimoramento dos estudos, uma fonte de conhecimento maior e uma motivação para novas pesquisas, além de auxiliar na formação profissional”, avaliaram as alunas.