Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé promove encontro de formação sindical e capacitação em direitos previdenciários
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, que atende também as cidades de Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, promoveu um encontro de formação sindical e capacitação em direitos previdenciários. O evento aconteceu na sexta-feira (19) entre 8h e 16h, no CEFAS, onde os presentes discutiram sobre o tema: “O papel do Sindicato nas lutas por conquistas e direitos”.
O Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Muriaé, Eduardo Antônio de Alcântara, explicou que o evento veio atender a uma necessidade dos associados, já que muitos tinham dúvidas em relação à previdência social. “É um momento difícil, pois acabamos de passar por uma reforma da previdência, onde quem mais perdeu foram os trabalhadores; e os trabalhadores rurais foram especialmente prejudicados, já que tiveram perdas enormes. E temos a função de defendê-los, porque sabemos que ainda podem vir mais reformas e não podemos perder conquistas que foram conseguidas lá atrás. Assim, precisamos tentar melhorar a situação dos trabalhadores trazendo conhecimento para eles”, falou.
Ele ainda ressaltou que a diretoria discutiu a questão e perceberam a necessidade de, não só falar sobre o tema, mas de capacitar lideranças locais a fim de transmitirem as informações aos outros associados. “As modificações trazidas pela reforma foram muito problemáticas e sabemos que, infelizmente, ainda tem mais por vir. Então, esse encontro visa à formação e atualização desses líderes, dos nossos diretores e também funcionários, sempre têm mudanças e é necessário fazer chegar a informação correta aos nossos trabalhadores. É um tema delicado, importante, que todos nós, trabalhadores, vamos precisar, mais cedo ou mais tarde, seja aposentadoria, pensão, salário maternidade, auxílio doença, por isso é necessário saber como acessar a previdência”, concluiu, agradecendo aos parceiros, funcionários e “principalmente a cada trabalhador e trabalhadora rural, e convidados que puderam tirar um tempinho dos seus afazeres para participar deste dia de ganhar conhecimento.”
A cooperativa de crédito Cresol – MG é parceira do Sindicato e apoiou o evento. O presidente do seu conselho de administração, João Paulo Dias da Fonseca, afirmou que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais sempre foi um grande parceiro da Cresol e o convite para apoiar o evento foi de grande importância para a entidade. “Ficamos muito felizes de ser convidados de participar de um momento tão importante para o Sindicato, que é discutir um pouco da luta histórica do sindicalismo, principalmente deste sindicato do qual já fui presidente por dois mandatos. Destaco a importância de fazer essa discussão relacionada às mudanças da legislação. Temos acompanhado o quanto elas têm impactado na vida das pessoas, principalmente no que diz respeito aos direitos trabalhistas dos homens e das mulheres do campo, por isso é importante se capacitar para poder garantir os direitos desses trabalhadores”, destacou.