Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região anuncia novas conquistas junto à Administração Municipal atual
Revisões de pisos salariais, licença-maternidade e redução de carga horária serão formalizadas
O Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região anunciou, na última semana, importantes conquistas para os trabalhadores que prestam serviços ao Município de Muriaé. Após uma reunião entre o prefeito Grego, o procurador jurídico da Prefeitura, Dr. Ricardo Bersan, o presidente do Sindicato, Ronaldo Alvarenga junto a alguns membros da diretoria, e o vereador Professor Júlio Simbra, três antigas reivindicações foram atendidas.
Uma delas foi a revisão da tabela de vencimentos dos servidores dos níveis elementar, fundamental e médio. Para eles, havia um piso salarial muito baixo, achatado por vários anos com aumento real do salário mínimo, segundo o sindicato, o que fazia com que ganhassem próximo do salário mínimo mesmo com mais de 10 anos de carreira. “Não conseguimos esta revisão nas últimas três administrações e agora chegamos a esta conquista. Com isso, teremos servidores com até 9% de aumento – que também incidirá sobre outros benefícios, como quinquênios, insalubridade, periculosidade, horas extras e adicional noturno. Isso representa a recuperação da carreira para muitos servidores, que não tinham ganho real mesmo com tantos anos de trabalho”, avaliou Ronaldo.
O aumento do período de licença-maternidade para as servidoras também era uma luta antiga, que por mais de 15 anos esteve na pauta de reivindicações. A partir de agora, haverá a prorrogação do período por mais 60 dias, totalizando seis meses de licença. “A nova instrução irá abranger todas as servidoras municiais, e estamos saindo à frente em relação a outros estados e municípios, que ainda lutam por essa mudança”, disse o presidente do Sindicato.
Outra importante conquista foi a redução da carga horária para os cargos de nível superior dos profissionais da saúde, exceto médicos. Agora, servidores municipais que atuam como enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros, terão a carga reduzida de 30 para 20 horas semanais, permitindo a atuação também em outros locais. “Com isso, aumentaremos a oferta de serviços de saúde no município, pois os profissionais poderão atuar acumulando outros trabalhos”, garantiu Ronaldo Alvarenga.
As modificações já passaram pela aprovação da Câmara Municipal. “Conseguimos que fossem concretizadas três reinvindicações de grande importância para a carreira dos servidores municipais de Muriaé. Enquanto vemos, nacionalmente, os servidores perdendo direitos e vantagens, aqui em Muriaé estamos conquistando”, comemorou o presidente.
Ainda segundo Ronaldo, houve o anúncio do prefeito de que, em janeiro, haverá aumento salarial para os servidores de 2% acima da inflação, o que representa ganho real. Portanto, além do índice da inflação acumulado em 2019, os servidores terão mais 2% de aumento.
Ronaldo destacou ainda que, para 2020, já há a possibilidade da realização da única promessa de campanha ainda não cumprida: a incorporação da insalubridade na aposentadoria dos servidores da Prefeitura, assim como já vem sendo com os do DEMSUR.
“Agradeço imensamente ao prefeito Grego pela sensibilização diante das reivindicações e o respeito sempre dispensado ao sindicato e a mim como presidente”, completou Ronaldo Alvarenga.
Mandato repleto de conquistas – Ronaldo disse que se sente satisfeito com o cumprimento de mais três das promessas de campanha. Ele, que estará completando em 2021 o seu quarto mandato à frente do Sindicato, foi o responsável, entre outras conquistas, pela construção da sede própria da entidade. “Pedimos aos servidores que abracem o sindicato com carinho e amor, pois somos o alicerce mais forte de nossa carreira. Temos ainda muitos servidores para se filiar. A retirada da obrigatoriedade do imposto sindical foi um grande baque, principalmente para os sindicatos menores, como o nosso. Por isso, pedimos também que sigam com a contribuição do imposto anual, pois é um valor mínimo perto de tantas conquistas alcançadas. É uma entidade para se orgulhar”, ressaltou Ronaldo.
A assessora jurídica da entidade, Dra. Simone Martins, também salientou sobre a incansável luta do Sindicato pelos direitos dos servidores. “Atuamos com muito comprometimento e seriedade. Os servidores contam com todo tipo de orientação jurídica e defesa de suas garantias, seja em âmbito judicial ou extrajudicial. Esse reconhecimento por parte da administração pública reflete a seriedade de atuação do sindicato em prol de seus representados. E, como já dito pelo presidente Ronaldo Alvarenga, iniciaremos o ano de 2020 em busca do cumprimento de mais uma meta, importantíssima para os servidores da Prefeitura: a incorporação do adicional de insalubridade no cálculo dos benefícios previdenciários. E tenho certeza que os administradores públicos se sensibilizarão com essa demanda e atenderão o pleito do sindicato”, encerrou Dra. Simone.
“Encerremos mais um ano de lutas desejando a todos os servidores municipais um Feliz Natal, um próspero ano novo e um 2020 de ainda mais conquistas”, concluiu o presidente.