Sicoob Credisudeste participa do “Conexão Sicoob”
Difundir o conceito do cooperativismo financeiro e do capitalismo consciente entre jovens universitários para promover a justiça financeira no país. Este é o objetivo do “Conexão Sicoob”, road show que roda o país para disseminar o propósito do Sicoob, contribuir com a formação de universitários e provocar impactos locais positivos.
Uma das sete etapas nacionais foi realizada de 19 a 22 deste mês, em Juiz de Fora, e contou com a participação do Sicoob Credisudeste. A cooperativa de crédito foi representada pelo gerente de negócios, Clodoaldo Heitor, um dos avaliadores do laboratório de inovação, e pelo supervisor de marketing, Peterson Rodrigues, um dos mentores.
Na quarta-feira (19), no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cerca de 100 jovens participaram do “Open Campus”, com “talks” e reflexões com jovens lideranças. Na oportunidade, o grupo ouviu sobre a importância de se conhecer melhor, recebeu informações sobre desenvolvimento nacional e cooperativismo financeiro e ainda conheceu a Plataforma “Eureca”.
Trata-se de uma instituição que promove integração entre jovens e o mundo empresarial, parceira do Sicoob no “Conexão Sicoob”. O representante da plataforma digital, Tiago Vanini, explica que a empresa existe para empoderar a juventude de modo que essa transformação aconteça da maneira mais consciente possível.
“Encontramos um grande parceiro que é o Sicoob para promover o cooperativismo financeiro e o capitalismo consciente no país. Assim, decidimos nos unir ao ‘Conexão Sicoob’”, destaca Vanini.
Na quinta (20) e sexta-feira (21), na Universidade Doctum, foram realizados quarto worskshops, com treinamentos de autoconhecimento e liderança, incluindo conceitos de capitalismo consciente e cooperativismo financeiro.
Destes dois encontros, 16 jovens foram selecionados para o “Conexão Lab” (Desafio de Inovação). Para participar, os candidatos tiveram que responder a três perguntas. As respostas com mais profundidade, coerência e alinhamento à proposta do Sicoob garantiram a vaga no laboratório de inovação, no sábado (22).
A ideia neste momento da programação é fazer os participantes ajudarem o Sicoob com sugestões para melhorar atingirem o público jovem com seus produtos e/ou serviços de uma forma mais inovadora. Em suma, um dia para gerar soluções criativas para os problemas da comunidade, com reconhecimento dos melhores projetos no final.
O laboratório utiliza ferramentas como “Design Think”, utilizadas em diversas organizações do país. “É uma experiência de desenvolvimento que a gente leva para o jovem, que talvez não teria em outra organização. Ele sai daqui com uma consciência muito maior sobre cooperativismo financeiro e capitalismo consciente muito maior. E a partir desta experiência, consegue impactar mais pessoas”, explica Vanini, da Eureca.
Para o supervisor de marketing do Sicoob Credisudeste, o “Conexão Sicoob” promoveu mudanças nos jovens. “Percebemos que todos já eram cooperativistas, só não conheciam o conceito. Com certeza todos os participantes do laboratório saíram pessoas diferentes”, conclui Rodrigues.
Créditos: ASCOM Sicoob Credisudeste