Sicoob Credisudeste lança projeto “Credisudeste + Verde”
Projeto abrange toda a região e tem o objetivo de plantar 800 árvores
Na quinta-feira (23) o Sicoob Credisudeste lançou a primeira etapa do programa “Credisudeste+VERDE”, criado para reforçar o compromisso da cooperativa de crédito com o meio ambiente, através da prática do “sequestro de carbono”. De acordo com estudos feitos por ambientalistas, uma árvore pode compensar a quantidade de CO2 emitida por um veículo que roda, em média, 20.000 km ao ano. Portanto, a conta é muito simples: para cada veículo financiado, será plantada uma árvore nativa para compensação de emissão do CO2 gerado e lançado na atmosfera.
Na ocasião do lançamento do programa, foram plantadas cerca de 700 mudas de árvores nativas, na comunidade de São Gonçalo e Taboão, na zona rural de Espera Feliz, com o apoio de produtores rurais, que fazem parte do “Coletivo Café Especial APA do Taboão”, um movimento associativista local que visa o desenvolvimento econômico, social e ambiental da comunidade. As 100 mudas restantes estão previstas para plantação em loteamento popular na cidade de São Francisco do Glória.
O Programa Credisudeste+VERDE, conta também com a parceria da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, que ajudou na identificação de produtores engajados com a causa ambiental e o IEF – Instituto Estadual de Florestas de Carangola-MG, que cedeu prontamente, todas as mudas de espécies nativas que foram plantadas.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste, Ricardo Ferreira da Silva, fez questão de ressaltar que o interesse pela comunidade é um dos preceitos do cooperativismo. “Nossa cooperativa está buscando sempre algo a mais para atender aos anseios de nossos associados. Pensando nisso, criamos o projeto ‘Credisudeste+VERDE’, um projeto que visa contribuir com o meio ambiente, pois nós, enquanto cooperativa, queremos contribuir cada vez mais com as comunidades onde estamos presentes, ajudando no plantio de árvores nativas para reflorestar e proteger nascentes”, afirmou.
Ele ainda contou como aconteceu o primeiro encontro: “Nosso primeiro encontro foi na cidade de Espera Feliz na comunidade do São Gonçalo, onde tivemos o privilégio de iniciar o programa na fazendo Bom Fim, de propriedade de um de nossos sócios fundadores – Sr. Joaquim Silvestre da Cruz. Nessa oportunidade pudemos constatar, na prática, como funciona a sucessão familiar no campo, uma vez que fomos prontamente recebidos pelo seu filho, Welington Ferreira Silvestre, jovem entusiasmado e comprometido com a responsabilidade socioambiental no campo. Fato este também que me deixou muito feliz e entusiasmado ao ver o empenho do “Welington” e da comunidade local que desenvolvem um belo trabalho em prol do associativismo através do “Coletivo Café Especial APA do Taboão”. Esse projeto é muito interessante, e visa a melhoria de vida das pessoas que fazem parte da comunidade, o que está intimamente ligado com os princípios e valores do cooperativismo universal. Aqui deixo os meus cumprimentos a todos os envolvidos”, finalizou o presidente.
Em ação nobre de acolher esta primeira edição do projeto Credisudeste+VERDE, participam as propriedades rurais e seus respectivos proprietários:
• Sítio Sonho Meu
Proprietário: Leonel Piler Leite
• Sítio Sol Nascente
Proprietário: João Canuto Gomes Júnior
• Sítio Refúgio dos Palmitos
Proprietários: Carina de Souza Ramos e Osmar Vargas Oliveira
• Fazenda Bom Fim
Proprietário: Welington Ferreira Silvestre
• Sítio Nogueira
Proprietário Vitor Nogueira
• Sítio Bela Vista
Proprietários: Lander Piler Leite e Marilaick Gomes Pio da Silva
• Sítio Olho D’água
Proprietário: Leandro Piler Leite